A caminho da eternidade

Que este ano que agora entra, seja de aprimoramento. Olhemos a vida e vejamos como ela se renova a cada instante. Pares que se unem na formação de um novo ser, vidas que se transformam para a continuação da espécie, corpos que se oferecem para a sustentação de outros corpos, sangues que se confundem essências que se misturam existências que se entrelaçam. O que somos nós hoje, o que seremos nós amanhã? Por acaso sabemos alguma coisa sobre a vida, ou apenas divisamos ao longe através de nossas quimeras o que nos parece ser a verdade?

Por isso nos exercitemos, façamos aos outros apenas o que gostaríamos que se nos fizessem os outros. Façamos dos nossos dias possibilidades de crescimento. Durmamos com os nossos sonhos de aprimoramento e acordemos com as nossas intenções de um dia de serviço e amor ao próximo. Façamos do amor uma corrente e procuremos em cada criatura uma chance de nos aproximarmos cada vez mais da vontade Daquele que nos deu a Sua Dor excelsa, a Sua Vida sublime, a Sua Consciência de eternidade, o Seu Conhecimento infinito, por que é apenas em Seu Caminho, em Sua Verdade e em Sua Vida que encontraremos a nossa salvação.

Não esperemos a benção dos céus, sejamos nós mesmos as benções uns dos outros. Busquemos a dor aonde sabemos que a dor existe, embaixo das pontes, nos hospitais, nas casas de repouso para idosos, nos rostos desesperados, nas mães desesperançadas, nos choros compulsivos, nos desempregados, nos desvalidos e em todas as manifestações de tristeza, solidão ou saudade. Plantemos árvores fortes em nosso caminhar, sem nos preocuparmos conosco mesmos, pois se todos nós fizermos desta forma, pouco haverá de fato que nos leve a nos preocupar com o nosso futuro, pois ele estará sempre em boas mãos. Em mãos agradecidas e amigas, que nos auxiliarão nos momentos de dificuldade e que sempre estarão esperando ansiosamente o momento de nos fazerem mais felizes.

E assim caminhemos para o futuro. Para o momento em que vamos ter uma consciência tão profunda de cidadania e amor ao próximo, que não será necessário que nos representem em nada, em nossas vidas, por que nós mesmos vamos fazer o trabalho preciso para o bem comum. Muitos devem pensar como o amigo que me falou ontem: “Você é bobo, as pessoas não se preocupam com isso e nem querem saber de ajudar a ninguém, o ser humano é egoísta e intrinsecamente mau”. Eu não acho, acredito no ser humano e sei que se não fazemos o que temos que fazer é por que não fomos ensinados a expressar o amor. Fomos levados a temer e a desconfiar da vida e de tudo o que nela existir. Mas nós somos a vida e tudo podemos Naquele que nos fortalece.