Breve lição sobre pontuação

Há muito tempo, certo rei foi desafiado para uma batalha. Se vencesse, ficaria com todas as terras e posses do inimigo. Se perdesse, suas terras seriam dominadas pelo adversário. Com medo de ser chamado covarde e de perder suas terras, o rei resolveu consultar um Oráculo. Mando um mensageiro perguntar ao Oráculo se ele venceria a guerra.

Como resposta, o Oráculo escreveu ao rei as seguintes palavras, nessa disposição:

"Irás

Vencerás

Não

Morrerás"

O rei, então aceitou o desafio, certo de sua vitória. Mas, assim que as tropas inimigas atacaram, o rei foi morto pelo adversário. O príncipe, revoltado, mandou prender o Oráculo. O Oráculo exigiu que o deixassem se justificar perante o tribunal.

No tribunal, o Oráculo afirmou que havia previsto a morte do rei e que, portanto, mandara-o avisar sobre seu dramático destino. Porém, a mensagem fora escrita pelo mensageiro, não por ele próprio, de forma que ele suspeitasse que o culpado pela má interpretação fora o mensageiro. A mensagem correta, escrita pelo próprio Oráculo era:

"Irás.

Vencerás?

Não.

Morrerás!"

O Oráculo foi liberto e o mensageiro, condenado.

Gabi Correia e Autor Desconhecido (adaptado)
Enviado por Gabi Correia em 31/10/2011
Código do texto: T3309370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.