Baby Beef

Renata,uma garota mais-que- linda,andou na adolescência,pelo meu consultório.Encantava-me conhecer seu amor pelos animais,entre eles,sapos,seus prediletos.Até uma cobra,alimentava,tendo-a descoberto no sítio da família.Hoje cursa Veterinária e dela recebi um e-mail onde conta,em um texto do Projeto Amor à Vida(Instituto Nina Rosa),como se obtém um bife de vitela, o famoso "Baby Beef".Vou tentar repassar ameu modo,o roteiro de horror...

Essa carne,cara e apetecível, por sua maciez extrema é uma espécie de sub-produto das indústrias de laticínios,uma vez que não aproveitam muitos dos bezerrinhos paridos pelas vacas leiteiras, cuja única função deve ser apenas e exatamente,dar leite.

Pra que floresça o "mercado de vitelas",os animaizinhos são criados em pequenos,na verdade reduzidíssimos espaços,desde os dia de seu nascimento.São imediatamente separados das mães,que mugem dolorosamente por dias,sem a cria...Para que a carne possa não ter músculos,sua dieta é quase desprovida de Ferro.Os filhotes chegavam a lamber desesperadmente qualquer material ferruginoso de sua prisão,por isso,cuidam para que nada seja desse material,usam ,em geral,madeira e a dieta contém um mínimo de ferro..Apesar desses animais serem tão limpos,alguns comem os próprios excrementos,na busca do mineral.Os criadores então fazem um tablado sob eles,com aberturas para que as fezes por elas caiam.

Os bebês passavam muito tempo agitados,a princípio,até ulcerados,pelo confinamento apertado.Foi aí que decidiram deixá-los apenas no escuro,por cerca de 22 hors(somente acendem a luz,para alguma manutenção básica da terrível prisão).

Eles engordam bastante,num princípio semelhante aos das mulheres de tribos dos mares do Sul,valorizadas por sua gordura,mas as vitelas recebem-na pouco.Na verdade,apenas comem líquidos-o que significa que,tendo sede,recebem um preparado altamente calórico.Imóveis,os bichinhos apenas mexem a cabeça.Chegam a se agachar,mas nunca se deitam.As mulheres pelo menos esperavam pelo dia em que seriam escolhidas para reinar num coração masculino,real.Os bezerrinhos bebês nunca veem a luz solar e duram apenas uns quatro meses,quando são sacrificados.Essa carne,caríssima,tenra,clara,vai então alimentar pessoas que podem comprá-la...Teme-se ingestão de hormônios dados a frangos e gado bovino,por temer que passem para os humanos,assim como os vírus,mas pouco se sabe dessa condição das vitelas.Sua tristeza,seu desespero,passará para a corrente sanguínea das pessoas?Será essa uma das razões de tantas depressões,pânicos e suicídios nas classes mais altas?

Olha ,Renata,estou recontando aos que lêem minhas crônicas,tal condição.Na verdade, É PRECISO SABER DAS COISAS PARA NÃO SEGUIR NO MUNDO,DE VENDA NOS OLHOS,TAMPÕES NOS OUVIDOS,MORDAÇA NA BOCA,PREGADOR NO NARIZ-E AGORA,MÃOS ESPARADRAPADAS,PARA NÃO TECLAR AS NECESSÁRIAS DENÚNCIAS...

BeloHorizonte,MG,Br,11 de julho de 2005