O Que Não Se Pode Explicar

Para Yan, que um dia teve medo que não se podia explicar.

Para Leandro, que fica desviando a atenção enquanto eu explico que homem sabe bem pouco sobre mulher.

E para aqueles que possuem mulheres e sonham com um manual de instrução para poder usá-las corretamente.

Certa vez um amigo me falou inquietado “e quem é que não tem medo do que não se pode explicar?”, a pergunta ecoou na minha mente durante anos e em momento algum me fez pensar em eventos sobrenaturais, ou coisas incomuns que não fossem inerentes a vida humana como muitos talvez fizessem. Mas aquela indagação (por sinal, masculina) me remete a olhar para determinados comportamentos femininos que acabam abalando a estrutura psicológica de qualquer homem que ouse tentar explorar tal campo.

É notável que o fato de que para os homens é tarefa árdua e por vezes impossível compreender o que se passa na cabeça das mulheres, entendam, falo de sentimentos, de subjetividade a até de superficialidades (!). Logo a falta de explicações fáceis e convincentes sobre nossas ações acabam por atingir em cheio a estabilidade emocional deles. Embora não admitam, eles carregam com si um certo medo. Medo talvez pelo fato de que a “grandeza” que acreditam ter possa ser reduzida diante da complexidade da personalidade feminina.

Falando sobre isso com um outro amigo (ou pelo menos tentando!) notei sua ira em relação ao simples fato de ter que reconhecer que eu estava certa ao dizer que o homem, mesmo dotado de significativas capacidades que o tornam por vezes “superior” (P.S.: Nem eu nem o movimento feminista acreditamos nisso!!!) ele jamais conseguirá penetrar na alma feminina e descobrir seus segredos. Meu amigo colocava a cabeça para a fora da janela e fazia observações sobre outros automóveis procurando mudar de assunto (homem faz isso, quando é posto em situação de risco, nesse caso, entendo que foi a forma que ele encontrou de aceitar sem demonstrar que estava perdendo o duelo). Fez isso na tentativa de evitar maiores discussões a cerca da minha afirmação de que é muito mais fácil um homem dominar uma mulher do que entendê-la.

Por isso meninas, toda vez que um amigo seu te ligar pedindo ajuda para reconciliar-se com uma garota (talvez a que ele pensa que é dele) que por fetiche, raiva, desentendimento ou TPM afastou-se dando um rompimento – mesmo que provisório a relação – atenda-o! Indique-lhe a solução correta para tal problema. Pois confirmará o que já havia sido pensado: eles entendem pouquíssimo desse universo feminino, parecem bêbados na contramão, expostos completamente ao perigo e ao ridículo. Não sabem direito como resolver determinadas situações sem correr o risco de tomar aquele tão temível tombo, vulgo “fora”, pois são capazes de suportar até uma queda de avião, mas nunca agüentariam ver ser orgulho ferido.

Thuca kércia
Enviado por Thuca kércia em 29/10/2011
Reeditado em 29/10/2011
Código do texto: T3305038