sercel pirani, escrevendo no rancho, na fase de hipomania

           Dr Phelippe Pinel foi o médico que em meados do séluco XVIII, libertou os doentes  mentais das amarras nos hospicios, Pinel era francês e conciderado  o pai da psiquiatria.
           Notabilizou-se considerar que os seres humanos que sofriam de perturbações, eram doentes e o que acontecia na época deveriam ser tatados como tal e não de forma violenta.
           Foi o primeiro medico a tentar descrever e classificar algumas perturbação mentais.
           Gui Benoite e Georges Daumézon escreveram que Pinel, então responsavel pela sua alienação do hospital de Bicêtre des de o começo teve com preocupação fundamentais:
            1- Destiguir a confusão existente entre os furiosos e os tristes.
            2- Trnsformar a atitude brutal e repressiva em uma atitude compreessiva, que ele denominava  tratamento moral.
            3- introduzir no tratamento principios que reduziram a importancia da lesão anatomica.
            4- Distinguir entre o verdadeiro e a teoria que seja feito o que sempre sobre impar do imoral e o par do repujente.

             Resumo: A historia da loucura é contada, antes e depois de Pinel, antes os doentes mentais eram tratados como loucos mesmos, eram amarrados ou acorrentados em porões como animais ferozes. O Dr Pinel os libertou e passou o louco à condições de doentes mentais. Obs: certa vez fui internado em um hospicio aqui da cidade, fui amarrado em uma cama, lembrei no Dr Pinel, infelismente ainda estamos na Idade Média.