A VOZ DA PALAVRA FÁCIL CALOU-SE (Cronista Luiz Mendes )

(Meus amigos, perdemos uma grande voz, perdemos um grande mestre!)

Como era delicioso nos anos setenta através das ondas do rádio, ouvir uma grande equipe de esporte com, Jorge Curie, Valdir Amaral e o Jovem José Carlos Araujo,João Saldanha, Luiz Mendes e Mário Vianna com dois enes. Durantes anos a fio, essas vozes embalaram a minha adolescência e juventude nesta paixão pelo futebol. Daquela equipe, até poucos dias eu ainda ouvia a voz de dois remanescentes: Luiz Mendes e José Carlos Araujo. Mas agora só o José Carlos Araujo continuará como representante daquela equipe fantástica de cronistas desportivos. O grande Luiz Mendes, o homem da palavra fácil, acaba de nos deixar! A sua voz, certamente jamais se apagará das nossas memórias auditivas.

Luiz Mendes é daqueles jornalistas comentaristas que, só ao ouvirmos o seu, meus amigos, já era algo de extraordinário. Ao ouvi-lo, cada vez mais eu aprendia sobre o futebol e suas histórias de longas datas. Luiz Mendes, como João Saldanha, eram verdadeiras universidades de conhecimentos em todas as áreas, e verdadeiros professores de jornalismo esportivo. Comentavam pedagogicamente as partidas de futebol, tornando - nos, amantes do futebol e ouvintes de rádio esportivo, verdadeiros entendidos de futebol.

Ontem, dia 27 de outubro, na Globo CBN, no programa Quatro em Campo,ao tomar conhecimento do passamento do Mendes, fique triste por não mais poder ouvir a sua voz no Enquanto a Bola não rola,programa da Rádio Globo, mas, ao mesmo tempo, ao acompanhar as homenagens dos grandes cronista da CBN, fique contente: Primeiro porque cheguei à conclusão que, com uma relação de tantos cronista bons que admiraram e aprenderam muito com os ensinamentos do Mendes, a lacuna deixada por ele será apenas física, para os que se deliciaram da sua companhia e a nós, que nos deliciamos com a sua voz. Os atuais cronistas com certeza continuarão a nos ensinar, como o Mendes nos ensinou.

Em 1978 por ocasião da conquista da Seleção Argentina da copa do mundo daquele ano realizada na própria Argentina, Luiz Mendes deu-nos uma verdadeira aula sobre a Argentina e o seu futebol. Recentemente ele nos deu uma aula sobre o porquê da folha seca, no chute de um grande jogador.

Na homenagem dos cronistas da CBN, um deles citou as boas vindas dadas pelo Mendes a ele, fazendo uma narrativa da árvore genealógica da sua família. Teve ter sido maravilhosa esta homenagem vinda do coração do Mendes e da sua voz calma, numa tonalidade jamais destoada.

Perdemos mais uma voz dos microfones. Não sei explicar se é o tempo que passa por nós ou se nós é que passamos pelo tempo; Disse certa vez o grande Luiz Mendes. Eu digo simplesmente que ele jamais será apagado da memória do tempo, pois, tudo é que bom de mais, o tempo jamais apagará; e Luiz Mendes, como tantos outros grandes da nossa História,já está na galeria dos imortais.

ADEUS LUIZ MENDES, VÁ COM DEUS!

Joãozinho de dona Rosa