Minha entrevista com Aldo Rebelo

- Boa tarde, ministro Rabelo.

- Rebelo.

- ...

- Rabelo é o outro.

- Ministro, por que escolheram justamente o senhor para a pasta do Esporte?

- Bem, começa que eu sou palmeirense.

- Já está em atrito com o governo.

- Mas eu não tenho que mudar minha posição pessoal. E em todo caso, sigo o governo.

- Falávamos dos motivos para a sua escolha.

- Para mim, futebol e política andam juntos. Eu até escrevi "O Jogo Vermelho". 

- Não li. É um manifesto comunista?

- Fala sobre um Palmeiras e Corinthians que arrecadou dinheiro para o Partido Comunista.

- Pra quê?

- Queriam financiar algumas campanhas políticas.

- A Veja sabe disso?

- ...

- Quais serão suas prioridades nos preparativos para a Copa do Mundo?

- O campo.

- O campo?

- A sociedade não pode virar as costas para o campo. Nossa música vem do campo, nossa culinária vem do campo. E a nossa agricultura, naturalmente.

- Entendi. O futebol vem do campo também.

- Sem campo ninguém joga bola. 

- E o que pretende fazer pela qualidade do campo nessa Copa?

- Bem, eu acho que não devemos proibir o cultivo neles.

- Cultivo no campo?

- Como é que vamos proibir a agricultura em várzea? É algo que existe no mundo inteiro. 

- Os campos serão de várzea?

- Há 2 mil anos se planta arroz em várzeas da China e da Índia. Nunca reclamaram, e continuam plantando até hoje.

- Mas eles não jogavam futebol nessa época.

- Temos que ter cuidados, mas você não pode proibir o uso dessas áreas.

- Não dá pra fazer isso em outro tipo de várzea?

- Se o conceito de várzea mudar, todos os produtores passarão à ilegalidade. 

- Bom. Mas o senhor deve saber que a Fifa não permite isso.

- As regras do futebol são muito rigorosas. Deixa que o Ministério Público cuida disso.

- Mas o senhor tem certeza de que isso não vai atrapalhar as partidas?

- O que está em jogo não é apenas futebol. Estamos falando de como o Brasil dispõe do seu solo. Não podemos deixá-lo na mão dos interesses de grandes países que virão jogar aqui. 

- E quanto aos convênios com as ONGs? Foi isso que derrubou o Orlando Silva.

- As ONGs agem a favor de interesses estrangeiros. Querem ditar regras aqui no Brasil.

- E o que elas querem?

- Impedir o nosso sucesso no campo.

- Argentinos, talvez?

- Americanos e europeus. Foram elas que quebraram o campo africano.

- Na última Copa? 

- Não podemos deixar que façam o mesmo aqui. 

- Pra terminar, ministro, o que pretende fazer com os estádios após a Copa?

- Quem preservou, terá benefícios. Quem não preservou mas já estava construindo no tempo em que eu não era ministro, será anistiado. 

- Entendi. Obrigado, ministro. Digo, ainda é ministro, não?

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 27/10/2011
Código do texto: T3301686
Classificação de conteúdo: seguro