CRÔNICA SATÂNICA

AOS LEITORES do Recanto das Letras !

(OBS.: Agradeço penhoradamente ao leitor (do Recanto) SANLEON21 que, ao invés de me processar -- coisa comum na WEB atual -- preferiu me alertar com referência à GENERALIZAÇÃO que me texto fazia, juntando bons e ruins na mesma "panela", num email do qual reproduzo trechos a seguir. Considerando que meu artigo foi simplesmente RETIRADO de um portal DE ESCRITORES, a bem da paz universal entre as Religiões, a atitude do amigo é mais do que louvável e merece os PARABÉNS de quem preza A LIBERDADE DE EXPRESSÃO:)

Bem meu Caro Nato, sei (...) o que se tem veiculado maculando o Santo nome de Deus, se voce se der ao trabalho de visitar meu blog vai testemunhar que combato isso de forma bem incisiva, o enderêço é http://ofarol.blog.terra.com.br/ Não pretendo defender o indefensável, tampouco tolher a liberdade de expressão, apenas, sendo um obreiro decente, e conhecendo outros tantos que o são, pareceu-me que sua crônica era uma terra arrasada, sem ressalva alguma, o que considerei injusto. Mas, defendo seu direito de dizeres o que pensas, e até louvo a indignação contra a simonia moderna, e toda sorte de hipocrisia "santa". Abraço, continues vigilante a bem da verdade, prefiro um inconformado que vê, a um cego dócil. Deus o abençoe, abraço. (assina... "SANLEON21")

************************************

CRÔNICA SATÂNICA

"Não pronunciarás o nome de DEUS em vão", diz

um Mandamento, ignorado pelo Mundo inteiro, hoje.

"Não posso dizer quantas possessões atendi!", fala

o padre JORGE MORKIS, p/ a GAZETA DO POVO,

de Curitiba, em entrevista de 25/out. 2011

A Internet, cada vez mais inodora e insípida, ainda guarda algumas surpresas. Outro dia encontrei em um antigo jornal de Copacabana, da década de 50 do século anterior (1940 e tal) foto de meu pai num calhambeque da época, de terno e gravata no então Morro dos Cabritos, atualmente Rua Euclides da Rocha.

Agora, um colega de infância me envia o link do belo jornal virtual GAZETA DO POVO, muito bem diagramado, onde encontro o padre Jorge Morkis, meu antigo professor de música -- diria que de Canto Coral, não aprendi a tocar coisa alguma, massacrava o piano às escondidas e "pedalava" emburrado o harmonium -- EXORCIZANDO supostos demônios de pobres-coitados extressados por fome, desemprego, problemas familiares, moradia indigna, complexos de toda ordem, frustrações pessoais, irritação aguda, etc e tal.

Trabalhar com reciclagem tem uma ou outra compensação: encontra-se livros e mais livros, novos ainda (dicionários, inclusive) jogados fora num país com "excesso" de Cultura. Dentre êles, apostilas que preparam (?!) pastores evangélicos ou pentecostais para enfrentar "demônios" maiores ou melhores do que os que meu ex-mentor musical vence a cada sessão satânica. Cursos com 25, 40 ou 52 matérias contém inclusive o estudo das obras de Freud, Jung, Adler e Weber, tratando dos distúrbios psíquicos, sua origem E DE COMO CURÁ-LOS, principalmente integrando e destacando no Grupo o "desguiado" ou possuído que, ao perceber-se importante e necessário na comunidade religiosa, acaba por perder boa parte dos "tiques" nervosos.

Desde pequeno sempre acreditei que, se há mesmo demônios, êles estão dentro das Igrejas (e, agora, dos templos, garagens, armazéns, estádios). No dia-a-dia, na vida comum pecamos tanto e tantas vezes que sequer é preciso algum ex-querubim vir nos tentar. É quando tentamos ser melhores, quando "conversamos" com Deus que Satanás e seu séquito devem ficar preocupados. Exorcismo emagrece... o padre Jorge Morkis era uma "bola" e a pouca altura o "arredondava" ainda mais. Na foto do Jornal êle está bem esguio, no alto de seus 73 longos anos... um magnífico músico, que poderia estar ensinando Canto Coral para centenas e centenas de crianças curitibanas, está às voltas com alguns poucos Satanazes-zinhos, perdendo tempo, sanidade mental e saúde -- teve recentemente um "piripaque" e por pouco não visita "em pessoa' o dono do Inferno -- para curar um inútil qualquer, que sequer lhe agradece depois, segundo suas próprias palavras.

Com poderes para falar com os demônios, o ídolo de minha juventude (era exímio jogador de pingpong) não conseguiu na época convencer Deus a impedir o fechamento do Seminário Menor, que só recentemente soube -- pelo mesmo amigo e colega de sala e destino -- ter se transformado numa escola comum, cheia de meninas de microssaia e calcinha à mostra e de rapazes que não creêm em demônios e "só pensam naquilo".

O Mundo de minha infância mudou demais, para meu (des)gôsto... padres que compunham belas músicas sacras para a glória do Altíssimo, atualmente produzem insossas "melodias" sonolentas, cantadas com a indumentária das Missas, em canais de TV comercial, enquanto "abençoam" fiéis com balde e brocha de pintor. Já os pastores, de praticamente todas as denominações, "donos da Verdade" final, retorcem a Religião dos antepassados para nos "vender" o novo conceito de uma fé-cheque em branco... quanto mais crença (?!) mais progresso material, sucesso pessoal, felicidade, etc.

"Propriedade exclusiva de Jesus", diz o decalque numa moto. "Presente de Deus" consta de quase todos os carros aqui em Belém, boa parte novos, alguns até importados. Mas para que quer uma moto esse Jesus que ainda nem voltou à Terra? Como pode ser PRESENTE de Deus um carro sem outra utilidade que não o de passear, que não serve à comunidade alguma, que só se presta para aumentar a vaidade (e a soberba) dos seus atuais proprietários?

Deus deu maná aos famintos no deserto, Jesus deu pão, peixe e até vinho... agora, jumentos, cavalos ou carroças eu nunca soube. O Demônio da Cobiça é o "deus maior" de quase todas as "religiões" modernas. Que ninguém se iluda!

"NATO" AZEVEDO (poeta e escritor)

@NATOAZEVEDO

@MuralEscritores