Mudanças na vida

 

 

Quando eu era jovem, ouvia dizer que os velhos não mudam, ficam cada vez mais arraigados ao seu jeito de ser, por isso víamos muitos teimosos e implicantes por aí. Agora, que tanto meus amigos e conhecidos assim como eu já estamos chegando nessa etapa, percebo que não é bem assim. A vida mudou muito, é verdade, não somente por causa dos avanços no campo da Medicina, mas também porque os modos de viver se diversificaram bastante. Graças à tecnologia, hoje temos facilidades que nossos pais ou avós nem podiam imaginar. E para ser sincera, nem nós mesmos...

 

Em campanhas pela boa saúde, os médicos botaram todo mundo pra correr, literalmente. Nenhuma mulher quer mais ficar remexendo panelas ou com a barriga encostada no tanque, é claro. E os homens não querem ficar em casa resmungando, só lendo jornais. Vovôs e vovós tomam conta dos netinhos, mas não abrem mão de suas atividades particulares, sejam elas de lazer ou cuidados com o corpo e a mente. Cada um tem seu entretenimento: encontrar os amigos, fazer trabalho benevolente, ir a festas, assistir a jogos de futebol, ler, pintar, estudar uma língua estrangeira, escrever, viajar. Além de navegar pela internet e estar plugado. Tudo isso faz um bem danado ao tico e ao teco. Por outro lado, a moda também contribui, pois nos permite usar roupas e sapatos confortáveis que nos deixam não somente à vontade, como rejuvenescidos. O que não quer dizer parecidos com mocinhos e mocinhas, e sim ‘menos velhos’ que nossos antepassados na mesma idade.

 

Independente dessas transformações, noto que algumas características da nossa personalidade também podem mudar. Gente que era insegura, agora não sofre mais por isso. Alguns antigamente tímidos tornam-se mais desenvoltos. Outros, outrora caladões, falam sem parar enquanto certas matracas agora parecem mais contidas.

 

E há ainda aqueles feiozinhos e feiozinhas que até melhoram com o passar do tempo. Sem contar o vice-versa...