CORRUPÇÃO, ATÉ QUANDO?
No Brasil, como dizia o imortal Bezerra da Silva, 'se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”... Esse é apenas um trecho do refrão. Não é que ele estava certo! Acho que essa música deveria ser o tema de abertura dos nossos telejornais. Pois, mal ligamos a TV, lá vem uma enxurrada de malfeitos. Antes, eram só os pequenos. Hoje, infelizmente, a raia miúda é apenas fichinha diante, de tanta ladroagem. E nós, o que fazemos? Nada! Mil vezes, nada! Chego à conclusão de que eles (televisão) não a usam como trilha sonora, por medo de perderem audiência. De tão acostumados com a malandragem, com os malfeitos, com a fraude, com os desvios de verbas aqui e ali, acaba valendo a máxima que diz: “se é para se locupletar, então, locupletemo-nos todos.
Como remanescente de uma minoria de homens e mulheres de bem (até quando?), tenho me angustiado, e muito, com os desmandos noticiados. Pela reação do nosso povo, acho que estamos beirando ao cinismo, tamanha a inversão de valores demonstrada.
A propósito, outro dia, houve uma tal de marcha contra a corrupção. Em nosso tempo, manifestação dessa natureza, parece algo bizarro. É até hilário pensar que ainda há gente com coragem de se levantar contra isso. Como esperado, a dita marcha foi um estrondoso fracasso. Eu mesmo, ainda pensei em botar um nariz de palhaço e sair por aí, manifestando a minha indignação. Fui nada! Se fosse, teria passado o maior vexame. Diante da fracassada manifestação, pensei: e se fosse a uma parada gay, com certeza, teria sido um sucesso. Pelo que vejo, se me é dado assim concluir, no Brasil, há muito mais simpatizantes com a causa gay do que indignados com os malfeitos que assolam o país de norte a sul. Pela grandeza das manifestações, não tenho dúvida, os gays são mais honestos que nós. Basta comparar a quantidade de participantes em tais eventos.
Luis Gentil
Outubro/2011