Idade do "Por que"_ por Lucas Gonzaga

Leia aqui em: Presoporfora.blogspot.com/2011/10/idade-do-por-que-por-lucas-gonzaga.html

A fase do “por que” sempre acontece na vida de uma criança e dar como resposta “porque sim” não é uma boa opção, “Temos que ajudar a criança refletir” costumava dizer o pai de família Onofre, por isso nunca, mas nunca respondia o impaciente “porque sim!”. E se der corda, uma pergunta que começou com futebol poderá de alguma forma terminar com vaca ou com qualquer outra coisa imprevisível.

_Mas pai, por que a vaca é tão gorda?_ pergunta insistentemente cutucando o paciente pai.

_ Porque ela está cheia de leite, filho.

_ Mas por que tá cheio de leite pai?

Ouve-se a voz da mãe na cozinha gritando: _ Onofre, levanta deste sofá e vai colocar logo aquela lâmpada do quarto!- Onofre não responde nem move um músculo sequer.

_ Tá cheia de leite que é pra dar pro filhote!- disse o pai com os olhos relaxados vendo o jogo de futebol.

_ E por que dá leite para o filhote?- e o menino inquieta continua a cutucar o paciente pai.

_ Que é pro filhote ficar forte, meu filho. - começa a responder com uma pronúncia meio arrastada.

_ Ué, e por que o filhote tem que ficar forte, pai?- disse gesticulando com as mãozinhas.

A mãe torna a fazer o mesmo pedido gritando da cozinha e Onofre nada.

_ O filhote tem que ficar forte para proteger a mamãe vaca!- agora o pai estica as pernas por sobre a mesa de centro e coloca as duas mãos por detrás da cabeça relaxando ainda mais.

_ Eu hein pai, proteger a mamãe vaca do quê?- continua cutucando, mas o pai nem chega perto de se aborrecer.

_ Do pai boi. O pai bom às vezes fica brabo. - mexe-se antecipadamente com o corpo comemorando um gol, mas o jogador chutou para fora. Ajeitou-se relaxando de novo e tornou a ver jogo.

_ Mas por que o pai boi é bravo e o que mãe vaca tem ver com isso?

A mãe do menino chega agitada da cozinha falando alto e movimentando ligeiramente seus braços, com o dedo indicador para um lado e outro parecendo até reger uma orquestra que exibe uma música de terror, fazendo assim com que pai e filho levem enorme susto. No susto o pai deu até um pulo do sofá:

_ Por que o pai boi fica bravo meu filho?_ disse muito nervosa. O filho engrossou os beiços levantando os ombros como quem diz “não sei”. Continua a mãe- Porque a vaca da mãe fica o dia inteiro pedindo para o chifrudo-pai trocar uma lâmpada e ele fica o dia inteiro vendo mato em jogo de futebol pela TV...

Após o susto o pai retoma sua sagrada posição de telespectador de futebol e o menino fica com uma cara de quem nada entendeu e torna a perguntar cutucando:

_Mas por que pai boi não torça a lâmpada?

E o pai volta novamente a inventar relaxadamente qualquer resposta sem render-se ao “porque sim!”.