O travesseiro e o guardanapo

 

 

 

Oreiller, como é chamado o travesseiro em francês, me parece lógico, pois é o lugar onde se assenta a orelha na hora em que deitamos. Já o traversin, palavra que imagino ter dado origem ao nosso travesseiro, é um rolo que fica atravessado na cabeceira da cama. Nada confortável dormir com a cabeça apoiada nele, é peça mais decorativa do que funcional. Certa vez comprei uma colcha que veio com esse rolo de quebra, feito de espuma e revestido com o mesmo tecido. Usei-o como enfeite, até o dia em que meus filhos descobriram que era ótimo para suas brincadeiras. Viajavam montados em cima dele, que ora se transformava em trem, ora em ônibus e até mesmo em avião...

 

O caso do guardanapo é mais complicado, na França ele se chama serviette, o que para nós não quer dizer nada. Aliás, se pensarmos um pouco, guardanapo guarda o que mesmo? Se o colocarmos preso ao colarinho, ele vai guardar o papo...  Mas sua função principal é limpar a boca ou proteger a roupa, no caso dos antigos feitos de tecido. Se procurarmos no dicionário, vemos que veio do francês guarde-nappe, que um dia existiu e não se usa mais, nem traços achamos da palavra. Nappe é a toalha da mesa. Então, ele guardava a toalha. Só me resta deduzir que começaram a colocar quadrados de pano embaixo dos pratos para proteger as lindas e imensas toalhas usadas em banquetes, dificílimas de ser lavadas e passadas, que não podiam ser manchadas.

 

Ou então, que o guardanapo foi inventado para que as pessoas deixassem de limpar a boca nas beiradas da toalha da mesa...