A tal da burocracia

Quem inventou a burocracia. Alguém me explica, por favor? Até hoje eu não consigo bem entender quem foi o algoz que decidiu que as coisas na vida teriam que ser ainda mais complicadas, pela tal da formalidade. Dos papéis. Monte de bobagem que, pra mim, não serve pra nada. É documento aqui, assinatura acolá. "A Senhora tem a requisição do médico?" ou "Trouxe o documento x? e o y?" ou, pior, "Ah, sem a assinatura do Seu Fulano não vai dar". Puta que pariu! O que mais me incomoda na vida é isso: sempre tem um empecilho, um papel faltando, ou alguém que mandou alguém dizer que faltava aquilo ou aquele outro. Um saco.

Eu nunca tive muita paciência com o mundo, verdade. Mas já sei que sou bem mais tolerante do que eu era no passado. Mas, por favor, alguém me explica o porquê de tanta burocracia no mundo? Por que tanto papel? Muito barulho por nada? Sim, eu sou prática. E escolhi fazer o que faço porque ninguém (teoricamente) se mete no que eu faço. Amém.

Hoje eu me convenci de que burocracia só atrasa nossa vida. Sem ela, tudo seria mais prático. Caótico também, (in)felizmente. E Max Weber e sua maldita teoria da burocracia que me perdoe, mas eu preferia viver num mundo onde um papel não trancaria nem atrasaria minha vida. No meu mundo cor-de-rosa, tudo seria resolvido na conversa. No olhar. Na confiança. Utópico? Sim. Mas é assim que eu prefiro viver.

E sem contar que papelada em demasia resulta em mais lixo e árvores cortadas, né, pessoal?!!!

Cris Souza Pereira
Enviado por Cris Souza Pereira em 21/10/2011
Código do texto: T3290709