CARRINHO DE SORVETE
CARRINHO DE SORVETE
A visão com toda certeza era aterrorizante. Um carrinho tosco, com duas espécies de garrafas lambuzadas, uma verde e outra vermelha, rodeada por várias abelhas e moscas atraídas pelo liquido doce contido nelas. Mas este era um dos paraísos da minha infância.
Sou um apaixonado por sorvete, de todos os sabores, cores e modelos. Hoje a minha preferência repousa sobre os "sorvetes italianos", porém nem sempre foi assim.
Na pequena e maravilhosa cidade de União da Vitória, a minha infância difícil me privava das regalias que hoje em dia se tornaram normais. O tão querido sorvete, este creme gelado e saboroso que nos encanta, não fazia parte do cardápio da família da dona Dalzira, minha mãe. E não era pensando em uma alimentação saudável não, era a situação financeira que nos encurralava no canto das privações.
Esta iguaria doce, de inúmeros sabores e texturas, era louvada pela minha língua apenas quando algum parente distante, e de melhor condição de vida, visitava a família em festas de fim de ano, causando alvoroço e alegria com presentes e tais experiências gastronômicas inesquecíveis.
Como não lembrar da sorveteria do extinto calçadão ou da esquina da praça da Maria Fumaça? Quadros de prazer foram pintados em meu coração nestes lugares.
Mas as festas passavam, e os parentes partiam, nos derrubando novamente na rotina de escassez e economia.
Esporadicamente, minha mãe por sua eterna bondade, ou por minha insistência chata e persuasiva, liberava alguns trocados para saciar todos os vermes que me corroíam de vontade de comer o bendito sorvete. Como as sorveterias cobravam muito mais do que eu podia pagar, a saída sempre era correr para a avenida Manuel Ribas e contemplar quase que hipnotizado aquele carrinho tosco descrito anteriormente. O carrinho de "sorvete americano"! Não era o italiano, querido leitor, pelo contrário, eram apenas dois sabores, normalmente groselha ou abacate, que processados com água (e não leite), fazia surgir entre as moscas e abelhas uma casquinha com o produto.
Minha boca se enche de saliva ao lembrar do "sorvete americano de abacate", meu preferido, e até o aroma ainda pode ser resgatado pela minha memória olfativa. Delícia!
Como são estranhos nossos valores, temos hoje em nossas mãos variadas marcas e sabores de sorvetes, mas o poder das lembranças tornam aquele produto tosco e barato em algo maravilhosamente irresistível!
Aproveite, meu amigo, todo o "hoje" para que não precise se deliciar amanhã apenas com as lembranças.
Abraços!
MR