Razões Ocultas

Não sei se deveria, mas preciso dizer. Pergunta relâmpago: como dizer? Há tantas palavras fugindo da minha mente agora, pequenos retalhos de velhos discursos já esquecidos superficialmente, sentimentos camuflados dando sinais de vida. Buscando a verdade dentro de tantas complicações, hoje desejo respirar o ar límpido. Então quer dizer se eu não demonstro, não sinto? Talvez meus olhos sejam escuros para se enxergar através deles, contudo sinto. Há tamanha intensidade dentro de mim, a qual tenta não aparecer visando cuidar de um pobre coração já em pedaços.

Hoje não quero chorar, não quero despejar lágrimas insignificantes em um pedaço qualquer de papel, não quero me angustiar. Hoje, quero falar. Desejo expressar a importância de cada detalhe guardado, de cada simples momento vivido, de cada memória perdida. Seria muito pedir atenção? Só por um segundo, não lhe peço mais nada. Só quero que pare, leia cada palavra dessas e pense em alguém importante. Lembre de cada sorriso, dos olhares instigantes, do perfume doce, das palavras ditas ou guardadas em uma caixa velha dentro do armário. Recorde cada foto tirada, cada risada alta, e daquele abraço apertado e confortante. Se a saudade der as caras, não lhe diga para ir embora, deixe-lhe que fique. Um momento não faz mal, desde que não se afogue em mágoas.

É triste, não? O tempo passa e nós nem percebemos. Pra falar a verdade nem sei que dia é hoje, tenho preferido não olhar no calendário, essa velocidade que as coisas andam tomando não me agrada. Às vezes a vida nos leva para rumos indesejados, sem querermos, sem ao menos nos dar escolha. Muitos dizem que tudo tem um porquê, contudo agora pergunto a você: por quê? Por que existe distância? Por que o amor machuca? Por que a saudade incomoda? Momento de se questionar, de refletir, de pensar. Como as coisas em um instante podem estar perfeitas, e de repente desmoronar? Como um sorriso se trasforma em lágrimas? Como alguém se torna tão especial e vai embora? Não existem respostas certas quando tudo o que se pergunta é uma questão controversa. Questionar a vida e suas tranformações é o mesmo a que almejar o impossível. Entretanto, lembre-se que um dia o impossível vira possível, e a vida é apenas uma questão de tempo, tombos e aprendizados.

Para finalizar, uma conclusão meio sem sentido seguindo o rumo de uma resenha reflexiva. Não deixe a rotina se acomodar, a dor te explorar ou a saudade apertar. Sorria. Viva cada segundo como se fosse o último. Caia, se machuque, erre, mas aprenda. Corra atrás dos seus sonhos. Ame. Se a solidão bater, olhe ao redor, você nunca está sozinho. Não deixe o silêncio apagar o fogo das palavras que poderiam ser ditas. Diga o que sente no momento em que sente, nem que seja para um pedaço de papel. Tente. E se não der certo, paciência, melhor uma tentativa perdida a angústia da dúvida por nunca ter tentado. E acima de tudo, procure razões ao invés de escolhas, pois um motivo tem mais força do que qualquer opção.

Bela Afonso
Enviado por Bela Afonso em 20/10/2011
Código do texto: T3288756
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.