O RELACIONAMENTO E UMA PARTIDA DE TÊNIS
Em um jogo amador de simples, de tênis, os adversários têm seu campo definido, mas trocam os lados para que tenham condições iguais de jogo, às vezes se joga contra o sol ou contra o vento. O jogador vibra com cada ponto, mas aplaude e vibra com uma bela jogada do adversário. Fazem uma troca de bolas amigáveis, e se um arrematar jogando a bola próxima a rede, obrigando o outro a fazer um approach rápido, pede-se desculpas pela jogada ou aplaude o esforço vitorioso do adversário.
Os serviços de saque são alternados dando a cada jogador as mesmas possibilidades de ataque e defesa, mas se comete o erro duas vezes é dupla falta e ouve-se do outro uma palavrinha de consolo. Se o adversário vai à rede volear, uma alternativa para sair da presença ameaçadora do ataque é o lob, fazendo com que ele retorne ao fundo de quadra, mas se prepara para um possível smash.
Quando ficam na dúvida se a bola bateu na linha, não pedem para ver a marca no saibro, acredita-se na palavra do adversário.
No final da partida há sempre um cumprimento sincero a rede, pois não existem perdedores, só uma disputa prazerosa e a palavra, adversário: pode ser entendida como companheiro.
Um bom relacionamento é como em um jogo de tênis. Cada um tem seu espaço definido, mas trocar os “campos” para oferecer condições iguais é prova de cumplicidade. Ir atrás do melhor para cada um é essencial, vibrar com a conquista do outro é primordial. O diálogo amigável une o casal, se houver uma fala ofensiva, pedir desculpas sempre ajuda. As escolhas devem ser alternadas, dando a cada um, a chance de impor e ceder, em caso de dupla falta, tenha uma palavrinha de consolo. Entretanto, se a discussão está pegando fogo, use o lob, faça com que volte atrás, que repense, se o próximo passo for arrebatador com um smash, esteja preparado, mantenha a calma. Dê sempre um voto de confiança, não ponha à prova a palavra do seu companheiro, caso aconteça: é match point.
O carinho é a demonstração de afeto, o afago cúmplice, a motivação para seguir a dois, o ânimo renovado para mais uma partida.