Gran Império da Contradição
Onde as putas e os ratos são bastardos filhos do progresso paternal
A grande família da civilização herda riquezas aos filhos legítimos, adota alguns renegados e exclui seus bastardos. No litoral do Paraná, lá onde o mar abocanha os frutos deste solo, esses bastardos possuem hábitos furtivos e noturnos. São prostitutas e ratos que se alimentam das sobras do progresso, pois nem pensão alimentícia recebem. As primeiras, não tendo reconhecimento do mérito de seu ofício, se ocupam divertindo os viajantes e enfadando sua existência; enquanto os segundos se empanturram de farelos e grãos que caem ao chão e se fundem com o úmido ar, formando uma mísera pasta.
Tal realidade, mais benéfica aos ratos que as putas, é resultado da desobediência destes filhos ao que lhes determinam seus pais. A miséria é a única herança que recebem desta árvore genealógica.
A famiglia do progresso continua a se reproduzir em espécie e condição, mas quantas gerações mais terão que nascer bastardas para afortunar seus primogênitos?
PS: Crônica da crônica cidade de Paranaguá: onde passa tanta riqueza, reina a miséria. Lá tem igreja lotada às 4 da manhã, média de 18 ratos de 1,5kg por metro quadrado e latinhas de cerveja que servem de charutos. Em 2010, mais de U$$5 bilhões foram movimentados no porto, mas o município, que possui o segundo maior PIB per capita do estado (R$51,2 mil), é só o 318º em Saúde e 330º em Educação no IPDM.