Um amor assim tão grande - (Realidade)


Dia desses estava olhando a parte do quintal, onde há algumas plantas medicinais, quando notei algo como um bolo de barro avermelhado, que contrastava com a cor da terra daquele espaço. Saltei o muro (calma, a altura dele é de 50 cms.)  e o bolo se mexeu; eram passarinhos bem juntinhos: um voou (o maior) e o outro saiu andando com dificuldade.
Isabeau deve ter ferido este, pensei. (Isabeau é minha poodle de quatro anos, minha fiel escudeira), louca por uma corrida atrás de pássaros. Não come, não tira uma pena sequer; apenas uma herança de séculos, quando a burguesia se divertia caçando e seus antepassados corriam debandados em busca da ave ferida pelos patrões para as largar junto aos cavalos que montavam.
Os dias foram passando e os dois pássaros continuam juntos, mas tão juntos que parecem um só. Peguei a câmera e tentei fotografá-los; de lá para cá  de cá prá lá, várias vezes e nada. Um voava, outro procurava correr e se esconder sob o que encontrasse. Entrei em casa e voltei devagarzinho . Fiz fotos com zoom, mas além do alcance, não os peguei de tão perto quanto desejava.
Esteve aqui uma mulher que vende plantas, ela os olhou e disse:
- é Caldo de Feijão, dona Yara, é o nome deles  (realmente, são da cor do caldo do feijão Mulatinho que costumamos comer).
Outro visitante olhou e disse:
- São rolinhas vermelhas
Bom, a verdade é que aqui chove há 5 dias, até parece que Noé partiu daqui para o mar. E na cama, dói meu coração, pensando neles. Ontem peguei um caqueiro quadrado de gesso; esvaziei, limpei, virei-o de lado, forrei com jornal e coloquei no espaço onde eles estão. Se ficaram lá dentro durante a chuva da noite (que é mais forte) não sei. Sei que hoje pela manhã eles estavam agarradinhos sobre uma lajota (onde limpo os pés quando saio de lá) e aonde batia um solzinho sem vergonha, quase nada, aquecendo-se.
Já nem sei há quanto tempo estão assim. Já estavam há dias, antes da chuva.
Sei que um sai , dá umas voltas e volta. Todos os dias. Animal é só instinto; nõo é o que dizem? por que então o que pode voar, comer e abrigar-se, volta para dormir na chuva com o outro? Por quê? para que?
Deve ser amor de mãe.

"Olhai as flores do campo e as aves do céu que não tecem nem fiam, mas Deus, em sua misericórdia, cuida deles"  é mais ou menos assim o versículo. Não os decoro, o que vale é o conteúdo.



Imagem: As rolinhas