Piano, Contra-Baixo, Sax, Bateria e eu.

** O texto abaixo é parte de uma cena ambientada num Bar de Jazz em Chicago, onde os músicos estão tocando a música: Over the Rainbow por Chet Baker (link = http://grooveshark.com/s/Somewhere+Over+The+Rainbow/3tTXzS?src=5 ).

Para melhor experimentação e degustação do texto, o Autor sugere que o leitor escute a música primeiro, para depois ler o texto enquanto a música é reprisada.

**

Que música! Daquelas que fazem você recordar de alguém em especial. Alguém distante por um adeus ou o velho temor pelo olá... Músicas que trazem pensamentos. Lembranças. Sonhos…

Piano, velho experimentado do amor, pede licença e entoa suavemente. Contra-Baixo o observa de longe em sinal de respeito.

Sax prefere não falar muito - a princípio. Bateria acompanha os três ao fundo. Discreto. Deixam o Piano consolar-se como se fossem velhos amigos.

Sabem como as coisas da vida são embora relutem a entender como todos nós. Quando Piano emudece, os outros afastam o silêncio.

Como no amor (dentro dos seus vai-e-vem), ora Piano, ora Contra-Baixo, ou Sax agudam seus sentimentos em alegria alternando para o grave um de cada vez enquanto os outros se calam.

Bateria continua ao fundo fiel como sempre. Fecha os olhos e imagina onde estaria a doce Gina, sua noiva. Uma dominicana fervorosa dona de dotes de dar inveja a qualquer mulher. Pergunta-se se ela estaria pensando nele neste momento.

Sax recorda-se de Margot, uma jovem forte e vivaz para quem fez juras de amor. Nunca mais a vira após ter partido de trem para Chicago deixando as ruas de Kansas ainda menino em busca de fama.

Contra-Baixo é natural de Tennessee, era um daqueles garotos tímidos -talvez por ser o único branco na antiga escola de Medon. Era o caçula de uma família bastante religiosa, que frequentava a Igreja todos os domingos, assim como a família de Annie. Nutria por ela uma paixão imensa, mas sabia que nunca daria certo. Ele, branco e doze anos, ela, negra e com quase dezoito. Após a morte de seu pai, fora morar na casa de uma tia em Chicago, e para ajudar a pagar por sua estadia, trabalhava como engraxate na sapataria do seu tio.

Piano nasceu e cresceu aqui. Um garoto talentoso, que tocava desde os dez anos de idade com o avô quando esse chegava em casa vindo do trabalho. Aos vinte e cinco anos casou-se com Ritta, uma das garçonetes do bar onde tocava todas as Segundas e Quartas-feiras - separaram-se dois anos depois.

O quarteto se conheceu hoje. Não trocaram uma palavra. Acenaram em forma de cumprimento e começaram a tocar, mas tocam como velhos amigos como soubessem que ambos compartilham uma dor em comum.

Após terem terminado, agradeceram uns aos outros e partiram calados sob o meu e outros aplausos. E por quatro minutos, ao som de Over the Rainbow, não pude dizer a Mannie o quanto gosto dela. Saudade...

- Texto próprio, 2006

Rodrigo Pinho
Enviado por Rodrigo Pinho em 20/10/2011
Reeditado em 14/12/2023
Código do texto: T3287187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.