Nãp somos mais vira-latas
Não somos mais vira-latas
Tem notícias que a gente ouve e não acredita. Há pouco tempo, foram detectadas 60 toneladas de lixo plástico, inclusive fraldas usadas vindas diretamente da Espanha para Santa Catarina. O material foi apreendido e o Brasil teve que arcar com as despesas da devolução do lixo para o destino de origem. Pouco tempo depois, novamente chega ao Brasil mais contêineres contendo lixo hospitalar vindo da Alemanha, novamente embargada e enrolado no protocolo de devolução e descoberta de quem estava importando a sujeira dos países do 1º. mundo para o nosso. Agora, de novo. Toneladas de lixo hospitalar foram encontradas no porto de Pernambuco, e o que é pior, parte desse lixo já havia sido retirado do porto e estava sendo comercializado normalmente. São fronhas e lençóis descartados dos hospitais americanos, que chegaram sujos e provavelmente contaminados por bactérias, que foram distribuídos no comércio e vendidos livremente, apesar da inscrição de que se tratava de roupas para uso hospitalar. Não dá para entender algo assim. Será que o lixo brasileiro é inferior ao lixo dos países ricos, e por isso o nosso não merece ser reciclado? Ou será que o Brasil não está produzindo lixo suficiente para atender à demanda da reciclagem, necessitando exportar a sujeira lá de fora para aumentar a nossa rica produção de produtos reciclados. E com tanta indústria têxtil no nosso país, para que correr o risco de trazer o lixo dos hospitais americanos para servir de roupas de cama para nossa pobre gente do nordeste? Não temos fronhas e lençóis suficientes, para ter que arriscar a vida das pessoas com produtos que podem estar contaminados por bactérias e doenças, já que a maioria estão completamente manchados de sangue e outros componente de hospital? Se fosse doação, agradeceríamos, porque o Brasil não depende mais de caridade para suprir as primeiras necessidades de sua gente. E ninguém faz doação de lixo, a não ser que alguém foi lá e se ofereceu para retirar a sujeira, pensando em tirar vantagem com empresas de reciclagem aqui no Brasil. Eu não sei. Tem muita sujeira no meio desse lixo, ela não veio passeando de navio para o Brasil a troco de nada. É um paradoxo brasileiro, vermos os contêineres saindo do Brasil, carregados de minério, de grãos, de alimentos que vão suprir as carências do povo americano que não tem tempo para plantar sua comida e sobrevive importando os produtos de países produtores como o nosso, e ver chegar de lá os mesmos contêineres carregados de lixo, como se fôssemos mendigos, dispostos a receber os restos, de onde talvez possamos aproveitar alguma coisa. O pior é que deve ter alguém que foi lá e passou essa idéia. Ainda existe muita gente no mundo quenão viu o quanto o Brasil evoluiu. Não precisamos mais revirar o lixo para encontrar comida. Nosso tempo de vira-latas já passou.