JUSTIÇA




 
A palavra JUSTIÇA não é para ser usada pelos homens e mulheres, muito menos pelos poetas, escritores e artistas.

JUSTIÇA, do latim ,justitia é poder de julgar, é o exercício desse poder segundo a lei. É um princípio pelo qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete dentro da lei, não na vida exercida. 
Não é o reconhecimento de mérito ou qualidade de alguém ou algo.

Estou com esta questão no momento, e descobrindo que não sei o que é justiça. E, no entanto, todo mundo usa esta palavra pra lá e pra cá a toda hora. Como caiu esta capa como um manto sobre mim agora, estou perplexa que percebo que ela não existe para por nós ser usada.

Uma ação má pesa mais que uma ação boa?

A justiça não tem nada a ver com o BOM e o MAU. Ou o bem e o mal.
Nada a ver com o correto e o incorreto. O que é justiça?

Porque não estou sentindo "justiça" quando uma ação má é premiada pelo Juiz que "estabelece" a "justiça" do nosso código de leis judiciárias?

Porque eu, a que fiz uma ação boa é punida? Descobri que usava este vocábulo mas ele não tem o significado popular que lhe é conferido. Não tem ligação a um adjetivo qualificativo e nem deveria por nós ser utilizada.Nosso uso é indevido e ela nem faz parte do nosso vocabulário de comunicação.

JUSTIÇA só compete aos magistrados no uso da lei e em obediência a esta; nem sequer passa pelo código  pessoal do douto juiz. Aquela imagem da balança com dois pratos e em mesmo nível é falsa. É um mero símbolo do que é justiça.