O RETORNO

Pronto, agora já dormi o suficiente para conseguir escrever. Ufa! que canseira...

A viagem foi muito boa e produtiva, graças a Deus. Conseguimos arrumar o apartamento e isto envolveu uma decoradazinha com quadros, cortina de tecido no banheiro, flores e, claro, faxina do teto ao chão porque existe um mafaldismo (de Mafalda, minha mãe) entranhado na alma da gente, que não nos permite ver sujeira, poeira e desarmonia doméstica. Cansa, mas o resultado é bem gostoso :)

Tenho minha mãe-interna muito presente e exigente! Ela me fala sobre capricho e cuidados.

O prédio é bem antigo, mas o apartamento é bem localizado, é confortável, apesar de pequeno, e tem uma vista gostosa pela janela da sala, que tranquiliza e humaniza... Tem árvores altas, bem próximas a janela, e eu plantei flores e cebolinha verde em jardineiras, que coloquei no beiral :)), além de estar a meia quadra do Central Park.

Não preciso dizer que amamos isto!!

É maravilhoso estar tão próxima daquele espaço lindo, bem cuidado e com uma energia de tranquilidade, que a natureza transmite. Eu me modifico debaixo das grandes árvores. Gosto de olhá-las de baixo para cima e sinto proteção Divina nestes momentos. Eu poderia morar assim... Eu gostaria de viver assim... sob as Grandes Árvores!

Nos primeiros dias, fomos nos ambientando, conhecendo os trajetos, aprendendo a nos locomover e vendo o que tinha por perto (supermercado, lavanderia, farmácia, blablabla). Sentia medo de Nova York por causa do tumulto de pessoas o tempo todo circulando freneticamente. O metrô é bem diferente dos europeus, é sujo e feio, esquisito, um pouco assustador mesmo... Mas, depois de começamos a ver que todo mundo circula sem problemas por ele, fomos nos acalmando. Que bom isto, porque é terrível vivermos com medo e sentindo-se ameaçada. Não sei se paira, ainda, sobre Nova York, o fantasma do 11 de setembro. Acho que vai pairar sempre...

Fomos ver as torres sendo reconstruidas e um homem se ofereceu para tirar uma foto nossa juntas. Ele era gentil e tinha um sorriso largo, mas chorou quando fiz o gesto de "paz e amor" pra foto. Ele era um dos bombeiros do dia do atentado... Ele nos entregou a máquina rápido, fugindo pra que não víssemos suas lágrimas e se misturou a multidão. Nos emocionamos com ele. Caminhamos por ali com uma sensação de respeito, inexplicação e em silêncio, aquele em que não há mesmo palavras... Sentimos que todas as pessoas sentem o mesmo.

É inexplicável que pessoas se massacrem e alimentem tanto ódio e revolta por dinheiro e poder. Seria inexplicável por qualquer outro motivo pra mim, mas este é muito pequeno e mesquinho pra tanta consequência...

Fomos a Buffalo rever uma amiga muito querida, que não víamos há uns 14 anos. Ela é especial e nos recebeu em sua casa, que é deliciosa, sendo uma anfitriã maravilhosa!! Buffalo é uma cidade agradável, limpa, bem cuidada, do lado de Niagara Falls. Embora bem menor que nossas grandes quedas d´água, é uma visão impressionante! A água é esverdeada e transparente e não preciso descrever a força com que despenca e a beleza que tudo aquilo é. O parque é super lindo e tinha as cores do outono. Harmonia perfeita praquele quadro :))

Chegamos a Las Vegas, que é uma cidade impressionante pela diversidade e grandiosidade de todas as construções. Tem-se a nítida visão do poderio e da quantidade de dinheiro que circula naquele lugar. O mais impressionante é imaginar que antes ali era, simples e enormemente, também, um deserto de areia, que um visionário imaginou, acreditou e começou Las Vegas, construindo o único e primeiro hotel-cassino. Para este empreendimento, ele utilizou dinheiro da máfia na construção, contratação de funcionários, shows, mulheres, muitas luzes e muitas roletas e caça-níqueis. Mas, aparentemente, pelos 3 primeiros dias, havia sido um fracasso porque ninguém apareceu. Estava lá aquele enorme elefante-branco no meio deserto e milhões de dólares investidos. Ele foi morto pelos mafiosos, diante da possibilidade de não serem pagos, mas no quarto dia os carros começaram a cruzar a areia e o hotel-cassino bombou!!! Las Vegas nasceu ali. Não se sente nada parecido com família nessa cidade. Cassinos de metro em metro, pessoas sentadas com os olhos fixos nas máquinas e roletas, dólares e dólares sendo enfiados nelas na esperança da sorte grande, propagandas de mulheres para programa, pessoas distribuindo cartões com fotos e telefones delas, num enorme e constane comércio do sexo. Nem todos, como eu por exemplo, estavamos lá por causa disto, mas a impressão é que todos estamos. Esta é a energia do lugar. "Diz-me onde e com quem andas e eu te direi quem és"

Queria muito ter ido ao Grand Canyon, tão perto, mas não tinha tempo pra isto. Ficou o compromisso do retorno :)

Voltamos pra Nova York, mais visitações, mais caminhadas, mais lojas, mais conhecimento, mais aconchego com a filha, tão amada!! O que mais gosto é quando chega o momento de vestirmos nossos pijamas, nos envolver naquela intimidade, conversinhas, beijos de boa-noite, bençãos e agradecimento. Acordar para o café da manhã, cheiro do café, mesa posta, carinhas felizes de quem acorda perto de quem se ama, conversinhas e programações para o dia, sem muito compromisso com horário ou obrigações. Sair andando pela rua, vendo coisas novas, entrando ali, lá, vendo as pessoas, aprendendo novas culturas.

O retorno é sempre difícil pra mim. Não sei mais quando vou rever minha filha e onde ela estará. Ela me parece bem e feliz, experienciando o que se propos. Está adorando seu trabalho, se veste como quem nasceu sabendo como faze-lo adequadamente. É jovem, bonita, alegre, tem uma energia boa e cativa. Sinto isto pelo número de vezes que o telefone toca e é sempre alguém diferente ligando. Trabalha muito, chega cansada, mas cheia de empolgação.

Eu torço por ela, claro. Torço pela sua realização profissional e pelo seu crescimento emocional e espiritual, principalmente.

Torço pra que o período de incertezas seja breve e que ela alcance estabilidade, porque é sempre boa a hora em que estamos com os pés no chão e podemos definir mais acertadamente onde fixar as pedras do nosso porto-seguro :))

Demoro uns dias prá me acostumar a saudade e a distância, mas, como toda mãe, sou capaz de superar tudo pela felicidade dela!

Sei que minhas pessoas queridas estão por aí, cada uma no seu lugar escolhido, mas, também, aqui dentro de uma forma tão gostosa e eterna :)))

Beijos, carinho, saudade sempre.

GLAUCIA TASSIS
Enviado por GLAUCIA TASSIS em 19/10/2011
Código do texto: T3285246
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.