DIA DO MÉDICO

Dia 18 de Outubro comemora-se o Dia do médico. Sem dúvida uma profissão linda, maravilhosa, na qual nos sentirmos úteis. Infelizmente hoje muitos não honram a profissão como deveriam. O médico é antes de qualquer coisa um servo, a serviço de Deus e do próximo. Não deve ser apenas o mecânico de uma engrenagem, mas gente salvando gente. O médico é aquele que tem a permissão do seu paciente para invadir o seu corpo, conhecer os problemas e ajudar. No entanto, apesar do progresso da Medicina, essa ainda não é acessível a toda a população. Nos Serviços Públicos de Saúde, remunera-se pouco a médico, que vive a viajar de uma cidade a outra para fazer um horário em um emprego e em outro, mas sem dedicação exclusiva. Quando chegamos aos plantões, a situação é pior, pois os médicos não se consideram responsáveis pelos pacientes. É necessário humanizar a Medicina, cada profissional considerar que diante de si tem um ser, homem, mulher ou criança, igual a ele, e que por isso merece todo o cuidado e atenção. Não podemos criticar ou culpar apenas o Sistema Público de Saúde ou as Clínicas Privadas. Os médicos acostumaram-se a trabalhar um horário em um hospital, outro horário em outra clínica, e sempre que possível dando o jeitinho brasileiro.

O médico é servo de Deus e dos homens. Tem que honrar com o compromisso de atender bem e buscar a melhora ou a cura para o seu cliente. O médico não é só uma máquina de trabalho. É gente, sofre, tem problemas, adoece como todas as pessoas. Mas a responsabilidade dele é única.

Espero, do fundo do meu ser, que um dia os médicos saibam sentar junto ao leito dos seus pacientes para sentir as suas dores, levar palavras de afeto e de estímulo, swentir as dores dos que sofrem como suas, e serem como Jesus, o médico dos médicos, agir com compaixão e exatidão, aliviando assim a dor de milhares de pessoas que tanto esperam desse profissional da saúde.

TECA FLOR
Enviado por TECA FLOR em 18/10/2011
Código do texto: T3283289