Declaração de amor

Uma amiga me contou que conseguiu um novo emprego e está muito feliz, inclusive porque nele, ela também conheceu uma pessoa maravilhosa. Ela não me disse, mas pelo brilho dos seus olhos, me pareceu que é um novo amor...

O que ela disse é que eles estão trocando entre si os meus poemas. Achei lindo saber disso! É ainda mais inspirador saber que meus textos servem como lenha na fogueira dos casais apaixonados. Que o fogo da paixão queime ardentemente então!

Essa minha amiga já havia dito que gosta dos meus poemas e deixou comentários em alguns deles. Indicou então o site para o seu namorado que, segundo ela, é muito romântico e sensível. E ele também gostou...

Fico feliz por eles dois! É raro encontrar um amor... E ainda mais no ponto em que ela me contou em seguida.

Disse-me: “gosto dele principalmente porque ele gosta de mim do jeito que sou”. De fato. Acontece às vezes da gente estar com alguém que vive tecendo uma lista de defeitos nossos... Isso é gente insatisfeita consigo mesma, que vê defeito até em quem ama. Ou então será que ama mesmo?

“Uma vez perguntei, se ele pudesse mudar algo em mim, o que ele mudaria. E ele respondeu que não mudaria nada ou então que só mudaria algo que eu mesma queira de mudar.” Quer declaração de amor implícita mais linda do que isso?

Digo implícita porque vejo algumas implicações nisso. A primeira é assim: é como se ele tivesse dito “eu te amo tanto, que para mim você é perfeita!” Ora, todo mundo tem defeito. Mas quando a gente ama de verdade, a gente sente a pessoa amada como “perfeita” ainda com suas imperfeições! E sendo perfeita, não precisa mudar nada...

A segunda parte também é interessante. Quando ele diz que só mudaria algo que ela mesma quisesse mudar, para mim soa assim: “eu te amo tanto, que mesmo que você mude, continuarei te amando”.

Olha eu colocando palavras na boca do namorado... Mas tudo bem, imaginação não é pecado. E a grande vantagem da literatura é poder transcrever os sentimentos do autor tal como ele percebe e não necessariamente de acordo com a realidade.

E para mim, os sentimentos de amor têm muitos desdobramentos inspiradores... Fazer o quê então...? Escrever, ora!

E neste momento me vêm à cabeça e ao coração uma linda declaração de amor, uma famosa frase de Gabriel García Marquez: “Te amo não por quem tu és, mas por quem sou quando estou contigo.”

(Catalão, 17/10/2011)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 17/10/2011
Código do texto: T3281647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.