Ser louco eis a questão.
A loucura é um estado de insanidade, um mal que se abate sobre o homem que o desvincula da realidade, fazendo-o agir conforme suas elucubrações que por sua vez determinam o grau de seu desvairo. Mas de qualquer modo eu gosto de loucura, todo louco é livre, uma liberdade terrível, mas ainda sim é liberdade.
Se soltarmos todas as amarras sociais que nos aprisionam o que seriamos? Se pudéssemos dizer durante aquela reunião patética no trabalho ou na família o que quiséssemos o que diriam de nós? E se fossemos pelados para o trabalho ou a missa? Quem ainda não quis nessa vida dá uma de louco? Jogar tudo para cima e viver uma noite com aquela pessoa que acabou de conhecer? Ou no meio de uma celebração religiosa não pensou como seria o celebrante sem roupas?
Se tivéssemos coragem de perguntar ou falar livremente o que pensamos de que seriamos chamados? De loucos!
Os loucos fizeram o mundo caminhar, viveram as maiores aventuras, as maiores transgressões e transformaram suas vidas e às vezes a nossa, também são deles os piores crimes, as maiores dores e os piores castigos. E nós os normais que fizemos? Alem de caminhar com a multidão e balançar a cabeça? Acho nossa normalidade doentia. Vivo tentando enlouquecer, um pouquinho a cada dia, praticando o estranhamento de tudo que o é dito sensato e natural. Buscando um olhar insano em meus irmãos que seja cúmplice do meu.
Enlouquecer, eis o meu convite, enlouqueça comigo! Pare de prestar atenção no que os outros dizem se permita sorrir sem motivo, amar todas as pessoa inclusive as feias as miseráveis que a sociedade excluiu, conversar com os bichos na praça, falar com todo mundo dar bom dia ao macaco. Ficar zangado e dizer palavrões, falar de sexo explicitamente, acreditar em magia, milagres, em Deus, não se culpar, perdoa-se e perdoar. Se permita não fazer, não dizer, não querer ou o contrário, experimente-se!
Abra aquele quarto cheio de perguntas e deixe-as sair por aí indagando tudo, mexendo com quem está sossegado. E se assim fizer, bem-vindo ao mundo dos loucos. Dirão de você o que dizem de mim e de tantos outros: Você esta perdendo o juízo!
Então você responde igual a um conterrâneo meu que dizia: “Eu vou ficar, ficar com certeza, maluco beleza!”
E saiba que há um alto Caminho e só loucos sabem andar por ele.