Educar é reinventar o mundo

A Edna professora nas salas de aula da vida.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”. "A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".
                                                  Paulo Freire

"Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre jamais..."
                                                  Rubem Alves
 
"Quem tem consciência para ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
Inventa a contra mola que resiste"
                                     Secos & Molhados

 
 
         Pensando no que sou e no que poderia ser, cheguei a conclusão que ser educadora sempre foi desejo e satisfação, pois para dar vazão a minha enorme curiosidade  e o desejo de repartir tudo que aprendia, escolhi como profissão  ser professora.
        E por mais que reconheça o desprestígio social, por mais que me indigne com as condições de trabalho e de desrespeito aos direitos elementares da população, por mais que me certifique que nossa luta por melhores condições de vida e educação de qualidade é diuturna, em momento algum me vi ou me vejo desistindo.
        Com alguns anos de caminhada nas tarefas da militânncia na educação(porque é militância, sim) constato o quanto continuo curiosa, aprendendo sempre  no convívio com meus pares, com os estudantes com quem tenho contato e  em todos os ambientes educativos por onde tenho o privilégio de passar.
        Em minha homenagem em mais um dos muitos dias do (a) professor (a) ratifico afirmações de pensadores e poetas que me ajudaram e ajudam nos momentos de caminhada. Difícil não desanimar, não entristecer ás vezes, mas a consciência  da responsabilidade com o presente e o futuro sempre fala mais alto e  me mantenho firme no propósito de honrar minha profissão, fazendo dela meu campo de luta e defesa do que acredito:inventar e reinventar a alegria de ser e viver. Educar e reinventar o mundo, do modo mais freireano possível. Inventar e reinventar a “contra mola” e resistir, sempre! Obrigada aos que comigo caminham!
 

"Se eu não empunhar a espada,
não posso te proteger.
mas se eu só empunhar a espada,
não posso te abraçar..."
                         Tite Kubo