DESEMBARCADOS

Vocês certamente já ouviram falar do homem que saiu para comprar cigarros... e nunca mais voltou. Parece história da carochinha mas, na realidade, ocorre e muito mais do que se imagina. Essas pessoas desertam. Cansaram-se de sua velha vida. Desejam uma nova, que podem iniciar imediatamente no primeiro minuto depois de dobrarem a esquina. Não pediram "pare o mundo que eu quero descer". Até porque o mundo não pára... Desembarcaram de suas antigas vidas. Há estatísticas desses "desembarcados". Só na antiga República Federal Alemã, na década de 80, desapareceram mais de cinco mil pessoas, entre homens e mulheres. Alguns foram encontrados dias depois. Mas outros nunca mais apareceram.

O que leva pessoas que, aparentemente, têm uma vida normal, resolverem simplesmente evaporar como fumaça sem um adeus, sem uma explicação lógica? Loucura? Covardia? Cansaço da vida que levam? Fuga? Quantos de nós, em algum momento, nunca pensou "agora vou dobrar a esquina, sair de toda essa porcaria e iniciar uma vida bem diferente"? Se a pessoa tiver coragem de fazer isso, será que resolve?

Tenho comigo que, se problemas existem (e todos os têm) de pouco adianta irmos para qualquer lugar do mundo, seja a Conchinchina, o Tibet ou Passárgada. Os problemas vão junto. Até que os resolvamos eles estarão conosco. Se não materialmente, estarão na nossa mente, no nosso coração. Creio que não adianta ir até a esquina comprar cigarros e sumir na vida. Até porque da vida ninguém some. Ela nos acompanha onde quer que formos. Acredito também que mesmo o suicídio não é saída para fugir da vida. Porque saímos da vida física mas continuamos vivos na vida espiritual e aí, quem sabe, os problemas não serão maiores ainda? Porque somados aos problemas que tivemos em vida, talvez se somem a culpa, o remorso e o sofrimento por essa trágica deserção.

Giustina
Enviado por Giustina em 13/10/2011
Reeditado em 06/08/2014
Código do texto: T3274853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.