ENCONTROS

Fazia tempo que não encontrava um amigo velho, melhor dizendo um velho amigo. E num é que nos encontramos casualmente. Se você está imaginando que teve beijos e abraços, errou. O encontro foi na internet. Foi assim: eu estava pesquisando sobre algo que nem me lembro mesmo o que era e deparei com uma crônica assinada por ele. Comentei a crônica, ele me enviou e-mail e nesse vai e vem ele disse que estava com saudades de mim e coincidentemente eu também falei de minhas saudades à sua pessoa. Encontros de saudades.

.

Fiquei pensando, refletindo sobre isso - “encontros de saudades”. Quando as saudades se encontram elas se saciam. Passa a saudade. A gente sente uma boa sensação ao saber do amigo, saber como está, aproximar - se novamente e tenho certeza que por certo tempo eu e esse velho amigo não nos perderemos de vista.

.

Desencontro, o antônimo do encontro. A palavra seria menos dolorosa se fosse grafada “dezencontros”. Assim, seu significado seria uma dezena de encontros. Desde que esses dez encontros fosse com uma pessoa querida seria muito prazeroso.

.

Tem um adágio popular que diz: “Até as pedras se encontram”. Estou procurando entender essa mensagem, mas não captei efetivamente seu significado. Talvez porque as pedras não tenham pernas para andar, onde elas estão ficam. Dessa forma a probabilidade de uma se encontrar com outra é remota e “terremota”. Quero dizer que só um terremoto, que vira tudo do avesso é capaz de fazer uma pedra se encontrar com a outra. Como terremoto é coisa rara, graças a Deus, vem o “até”. Até as pedras se encontram. Será que estou indo no rumo certo? É por ai mesmo ou estou viajando?

.

Hoje com essa comunicação em tempo real e com o avanço da tecnologia fica mais fácil a gente encontrar com quem saiu da nossa órbita. Tem Face Book, o Twitter que a gente vai vendo o amigo dos amigos e a gente acaba localizando quem a gente quer. Tecnologia moderna. Invenções que facilitam nossas vidas. Falando assim, lembrei - me do grande Steve Jobs com suas valiosíssimas criações. Com ele eu não quero me encontrar agora, mas como até as pedras se encontram... Quiçá não seja breve.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 11/10/2011
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3269580
Classificação de conteúdo: seguro