Crônica de Setembro
 

            Setembro, em Mossoró, é mês de muitas festas – Festejos da Liberdade. Durante todo mês a cidade fervilha em atividades culturais, políticas e sociais. Impossível participar de tudo e a escolha dos eventos implica em algumas doloridas renúncias.
 
            Durante três dias a sede  do governo estadual é instalada em nossa cidade, onde realiza audiências públicas, visita obras e realiza sessão solene com entrega de títulos a políticos, empresários e gente do povo.
 
            A UERN, universidade estadual do RN, realiza sua assembléia onde comemora o aniversário de sua fundação e entrega, em parceria com a prefeitura municipal, quatro comendas  “Medalha da Abolição” – a mais importante do município. Este ano a comenda foi entregue a pessoas que ajudam a divulgar a arte nordestina. 
 
          Dentre os contemplados estava a confreira da AFLAM Marieta Lima, com 99 anos. Artista plástica, ex-professora, ela tem quadros espalhados pelo mundo inteiro. Quando ela, de cadeira de rodas, entrou para receber a comenda das mãos da Prefeita  foi aplaudida de pé. Foi o momento mais emocionante da festa.
 
            Participei da VII Feira do Livro do SESC, que este ano trabalhou o tema do Meio Ambiente, da entrega dos troféus TOP 10, onde nossa IES recebeu o troféu de bronze, do Seminário Novas Liberdades, mediando o debate da Professora Ana Lúcia, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, que falou sobre “Direitos Homoafetivos: Um Direito Humano”, estive na Assembléia Universitária, na posse da nova diretoria do ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar), sempre representando a IES onde trabalho.
 
          Este ano perdi o  “Auto da Liberdade”, um belo espetáculo que conta as lutas e vitórias do País de Mossoró, desde o primeiro voto feminino da América Latina – da professora mossoroense Celina Guimarões, passando pelo Motim das Mulheres – comandado por Ana Floriano, Combate a Lampião, Libertação dos Escravos (fomos a primeira cidade do Brasil a libertar os escravos – 30 de setembro).
 
            Infelizmente, em virtude dos compromissos profissionais deixei de fazer muitas coisas programadas com antecedência: ir ao aniversário de meu amigo Obery Rodrigues em Natal – neste dia tive reunião de trabalho (estávamos nos preparando para uma visita do MEC, para recredenciamento da IES), a festa em homenagem a Vingt-um Rosado e ao show de meu amigo Genildo Costa, os últimos aconteceram no dia da Assembléia Universitária.
 
            Dia 30 não tive mais disposição para ir “Ao Cortejo da liberdade”, um grande desfile cívico com participação de escolas e diversas instituições. Participei de muitas atividades, mas fiquei de fora exatamente das que mais gosto – o espetáculo e o desfile.
 
            Graças  à Deus, em meio a essa correria encontrei um tempinho para ficar com aquele que recarrega minhas energias. 
 
          Setembro passou e Outubro – Rosa ou não – chegou com boas notícias: a visita do MEC foi tranquila e estamos aptos a continuar oferecendo o melhor ensino de enfermagem da cidade.
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 09/10/2011
Reeditado em 30/01/2012
Código do texto: T3266321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.