Causos de ônibus - A vida é feita de altos e baixos...
Esse dia era de longe o pior da semana. Eu tinha chegado completamente atrasada depois de acordar em cima da hora, levei uma bronca daquelas do meu patrão, que me mandara de volta para casa. E eu estava aos prantos no ônibus, desabafando com uma mulher que nunca tinha visto antes.
- Ai - solucei. - E...Ele disse que nem adi... adiantava mais, que eu es...estava muito atrasada, que era para eu... eu voltar para casa, e que não é pa... para eu me atrasar desse jeito senão... - assoei o nariz num lencinho de papel que a mulher havia me doado. - Senão ele vai me demitir.
A mulher apenas me encarava. Não sabia se ela estava me escutando atentamente, ou se sua imaginação estava em algum outro lugar. De qualquer forma, eu continuei.
- Não posso perder esse emprego... - coloquei a cabeça entre os joelhos. - Por que eu? Eu que sempre chego na hora... - olhei para a mulher, que ainda me encarava, completamente impassivel. - Por que ele não despede aquela piriguete da Ana? Só porque ela gostosona. Se ela fosse feia aposto que já estaria no olho da rua e...
A mulher deu sinal de vida, e depois dee levantar-se para puxar a cordinha, sentou-se, olhou no fundo dos meus olhos, colocou a mão em meu ombro e disse pela primeira vez:
- Olha, querida, a vida é feita de altos e baixos... - concordei com um movimento de cabeça, agradecida pelo conselho, contudo, não esperava o que vinha depois... - ... gordos e magros, morenos e loiros, bonitos e feios. Boa sorte, colega.
E dizendo isso, saiu.
Fiquei sentada no meu banco, chocada. Aquela mulher petulante estava zombando da minha cara, ou não tinha entendido o que eu estava querendo dizer, ou ela não tinha ouvido uma palavra do que eu tinha dito.
Ora essa, eu aqui abrindo meu coração, e essas pessoas insensiveis fazendo comentários desnecessários... Vou te contar viu...