Causos de ônibus - Se liga no movimento!
Era mais um dia normal. Eu, sentadinha no meu santo lugar no ônibus, observando as pessoas que movimentavam-se pelo veículo.
Fiquei bastante surpresa quando em um dos pontos entrou uma verdadeira multidão. Não era comum que esse ônibus, nesse horário lotasse. Bem, imprevistos acontecem, não é mesmo?
Continuei observando as pessoas que passavam pela catraca do cobrador, quando finalmente foi a vez dela, o motivo da minha alegria naquele dia comum.
A mulher, eu tinha certeza, não estava acostumada a pegar ônibus. Não apenas pelo fato de que ela tinha cara de dondoca, mas também porque na hora em que ela foi passar o bilhete único, ao invés de colocar o cartão no negócio redondo, ela meteu o danado no mostrador de saldo.
A mulher tentou uma, duas, três vezes e nada. As pessoas da fila estavam nervosas porque queriam passar logo e se sentar, o motorista estava nervoso porque não podia partir, o restante dos passageiros estavam nervosos porque queriam chegar logo em casa... Resumindo, a mulher ficou nervosa porque os outros estavam nervosos e ai mesmo que ela se embolou toda.
Não sei de onde aquele homem surgiu. Ele era baixinho e usava uma roupa toda remendada. Trazia consigo mulher, uma penca de filhos, genro, nora, sogra, e sabe-se lá quem mais. Pois então, o homem cutucou a mulher, que tremia de tanto nervoso e falou:
- Ei, moça! Se liga no movimento!
O ônibus inteiro começou a rir da pobre mulher, que ficou mais vermelha que um tomate.
E então, quando o cobrador finalmente decidiu acudir a dondoca, todos aplaudiram, e ficaram todoooos felizes. Para o meu azar, a mulher sentou-se bem ao meu lado, e eu bem discreta que sou, comecei a rir. Acho que ela notou, porque assim que desci, vi que ela me lançava um olhar feio pela janela.
Bem, acho melhor eu me ligar no movimento, antes que meu patrão perceba que estou atrasada.