Causos de ônibus - Esticando chiclete

No dicionário, ônibus significa: grande veículo para transporte de muitos passageiros, com itinenário preestabelecido. Mas para mim, ônibus significa um lugar para dar boas risadas.

Num dia como qualquer outro, enquanto eu voltava cansada do trabalho, duas amigas de uns 15 anos sentaram-se atrás de mim. Comecei a ouvir a conversa das duas. Até então, o bate-papo tomava um rumo leve, como qualquer outro.

Quando faltava apenas três pontos para eu saltar, o celular de uma das garotas tocou. Ela atendeu com a voz toda melosa:

- Oi, amor. Tudo bem?

Silencio.

- Também tô bem. Já tô chegando em casa. Onde cê tá?

Silencio.

- Ata. Como foi seu dia hoje?

Silencio.

- Você o que? - ela sussurou furiosa.

Silencio.

...

...

- Não quero saber! - falou um pouco mais alto. - Já disse para você não falar mais com aquela... aquela invejosa!

Silencio.

- Olha aqui, Léo! É melhor que você explique tudo mesmo! - e logo depois ouvi o som de um celular se fechando com toda a força.

- Nossa! - agora era a outra garota quem falava. - Começou com "Oi, amor" e termina nisso?

- Sabe aquela ladra de namorados da Thaís? Então, ela fica esticando chiclete com o Léo! Eu já falei pra ele parar de esticar chiclete com ela. E ai, ele acabou de falar que foi levar a Thaís na facul, só por que ela disse que tava atrasada. Uma ova!

- Calma, amiga... - murmurou a outra, mal conseguindo segurar o riso.

- Calma nada! Ai, se ele esticar chiclete com aquela piranha de novo...

Engoli a gargalhada que se forçava no fundo da minha garganta, levantei-me e puxei a cordinha. Instantes depois, o ônibus parou, desci, e assim que coloquei os pés no chão, comecei a gargalhar. Esticar o chiclete? Esta era nova! Eram situações como essas que salvam meu dia!

Bem, é melhor eu parar de esticar o chiclete, senão vou em atrasar para o trabalho.