PROCISSÃO

Hoje, 04 de outubro, é dia de São Francisco, padroeiro da ecologia, protetor dos animais. Na minha cidade mais de 70 mil fiéis acompanharam a procissão em homenagem a este santo, frade italiano. É bonito este ritual religioso, onde participam sacerdotes, irmandades e religiosos, caminhando em fila rezando, cantado, recitando preces, acompanhando a imagem do Santo milagroso. Muitos usam veste marrom bem simples, tal qual é a roupa de São Francisco, simbolizando humildade, desprendimento, características dos verdadeiros cristãos.

.

Apesar de a procissão ter tido seu apogeu na Idade Média, hoje continua sendo um grande acontecimento religioso e social, onde os cristãos se fazem presentes para testemunharem a sua fé, pedir graças ou agradecer os benefícios recebidos.

.

A cantora Simone, encantada com a multidão envolvida nesse ritual religioso cantou: “ Olha lá vai passando a procissão, arrastando que nem cobra pelo chão, as pessoas que nela vão passando, acreditam nas coisas lá do céu, as mulheres cantando tiram versos, os homens escutando tiram o chapéu”. Aliás, não tiram mais o chapéu porque hoje não se usa mais, um ou outro que ainda permanece com esse costume, põe na mão em sinal de respeito. Assim, como explica Renato Teixeira na “Casinha Branca”. “Quando for tempo festa você veste seu vestido branco de algodão, quebro meu chapéu na testa para arrematar as coisas do leilão, satisfeito eu vou levar você de braço dado atrás da procissão, vou com meu terno riscado, uma flor de lado e meu chapéu na mão”.

.

Procissão é um momento onde todos estão contritos, comprometidos numa relação com Deus, é uma caminhada de oração até a casa do Pai, onde as pessoas andam lado a lado, unidas pela fé, num momento penitencial de arrependimento dos pecados, de pedido de perdão. Como seria bom se esse espírito de igualdade, de humildade, de amor permanecesse nos corações além daquele tão curto espaço de tempo.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 05/10/2011
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T3258379
Classificação de conteúdo: seguro