<> UM CEGO DE VISÃO <>
Na minha infancia da Renascença distante, todo cego se compunha de uma bengala, óculos escuros e uma caixa de sapatos.
Na ingenuidade eu pensava que todo cego era um pedinte vocacional. Nascera e iria viver da caridade alheia.
Naquela época, todo cego era chamado da forma carinhosa -ou piedosa- de: "ceguinho".
Na Rua Tefé tinha um chamado Floriano. Eu digo "chamado" e já retifico: só sua Mãe o chamava pelo nome de batismo.
Ela odiava o apelido, mas Por fim, exausta de ralhar com a molecada, aquiesceu, vencida pela unanimidade da rua, e o apelido "ceguinho" lhe colou como um visco
....e o tempo passou
Como a vida não lhe ofereceu alternativa, "ceguinho" acabou levado levado por mãos amigas, para a porta da Igreja São José.
E aos que disserem que nem todo cego é pra pedir esmolas, eu digo: FELIZMENTE ESTOU FALANDO DE UMA VERDADE FALECIDA!!
Sua ida para a porta principal da Igreja São José foi um caminho natural, e tinha um raciocínio logico: um movimento intenso de fieis de coração "amolecidos"
Definido como um "ponto bom", ele tomou algumas decisões que eu diria, de um puro "marketing" comercial.
1º- Substituiu a caixa de sapatos por uma lata de Marmelada.
E dizia de si para si: -caixa, por ser grande, pode passar a déia de ambição.
2º- A caixa de sapatos deixa acumular mais dinheiro, passando aos "doadores" um certo "basta", já tem bastante.
3º Ficar livre dos moleques(que como eu) colocavam 1 cruzeiro e tiravam "5" de "troco".
4ª A Lata de Marmelada foi " um achado". Além de tudo ela ainda produzia um "tilintar" das moedas com o agradável som de uma "caixa registradora."
... e passou o tempo.
Aos 20 anos estudou braile onde conheceu e se casou com Terezinha, e felizes criaram família. Tiveram um filho que cresceu e foi educado "com a lata de marmelada". E Justiça se lhe faça: Era um rapaz bonito, inteligente e...VAIDOSO.
Estudante brilhante, formou-se em medicina. A missa de formatura ia ser na Igreja de São José. Então "Lavinho", no intento (inconfesso) de esconder o Pai tão conhecido lá, o "presenteou" com um passeio a "Aparecida". Seu Floriano voltou encantado e só entrou numa depressão INCURAVEL quando conheceu toda a trama do filho.
Um dia o Padre o encontrou dormindo, no mesmo lugar de 50 anos.
Eram altas horas da madrugada.
O padre tomou seu pulso....
Tentou em vão um MÉDICO. Chovia muito.
Era tarde.
Estava dormindo o sono eterno.
Ao seu lado apenas uma lata de marmelada.
marcio felix