JANIS JOPLIN (BVIW)

Meus heróis morreram de overdose

Meus inimigos estão no poder

Ideologia

Eu quero uma para viver.

No dia 4 de outubro de 1970, Janis Joplin, a garota tímida, vítima de bullying na adolescência, morreu de overdose e tornou-se mais uma estrela na constelação dos heróis do rock and roll. Uma cantora fenomenal que chamava a atenção por sua performance, sua voz rouca e sua entrega de alma ao blues. Foi, talvez, a única mulher branca no rock dos anos 60 a interpretar blues, uma música quase exclusiva dos homens e negros. Uma menina exemplar até os 14 anos, quando as espinhas e a obesidade a levaram à rebeldia. As roupas, as maneiras, as drogas, a fama de promíscua... Tudo calculado para provocar choque. Na década de 60 não havia nenhuma celebridade feminina que se assemelhasse ao personagem que Janis criou para si. Quando outras vieram, já havia existido uma Janis Joplin. Assim como Amy Winehouse, morreu aos 27 anos. Uma idade que parece ser fatal para artistas talentosos, devido ao uso excessivo de drogas. Nos anos 70, Brian Jones, Jimmy Hendrix, Jim Morrison também morreram tragicamente no auge de suas carreiras e aos 27 anos de idade. Dor e prazer, fugir da dor, drogas, prazer temporário... Janis Joplin, a voz marcante e a irreverência refletiam sua alma atormentada. Seu talento ímpar era fruto do seu sofrimento. A dor de uma geração.

Giustina
Enviado por Giustina em 04/10/2011
Código do texto: T3257186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.