S A C O

“Se você não quer que seu nome apareça, não deixe que o fato aconteça.” Esse slogan é de um programa de radio sobre criminalidade. Lembrei-me dele enquanto pensava no que leva a se insistir no erro ou na fraude. O assunto aqui é com relação às empresas que nos burlam um pouquinho a cada dia. Quando estamos cometendo algum erro proposital o que nos estimula na sua manutenção? Não é principalmente o fato de ninguém saber? Ou aquela sensação gostosa da impunidade que gera uma onipotência? Não estou falando da impunidade que já existe garantida de certa forma, tanto pela inépcia judicial como por sua corrupção ou lentidão.

Estive observando os jornais de grande circulação e em quase todos há um espaço para o leitor e consumidor fazer suas queixas. As poucas pessoas que o utilizam, normalmente parecem deixar esse canal por último, depois de já terem tentado reclamar nos próprios serviços de atendimento ao consumidor das empresas (o SAC) e de procurar os procons e outros meios de defesa. Ocorre que a reação das empresas é imediata quando a queixa se torna pública. É uma espécie de flagrante em algo que todo mundo sabe mas cada um tenta resolver a seu modo individualmente. Acho até que estamos usando os canais certos, porém, na hierarquia errada.

Estou pensando seriamente em criar o SACO -. Serviço de Apoio a Consumidores Olvidados. Quando o nome de uma empresa aparece num órgão de imprensa com uma reclamação, o tratamento é muito diferente daquele que é dado, por exemplo, na justiça ou nos procons, onde ninguém fica sabendo o que está acontecendo. A pessoa escreve, conta do eletrodoméstico que comprou defeituoso, da conta errada do celular, da banda larga que está mais estreita, da assistência técnica que está enrolando, do produto que foi pago e não foi entregue e tantas outras queixas empurradas com a barriga nos call centers. Experimente quando for o próximo, ligar ou mandar uma carta ou e-mail para um jornal e me diga depois se funcionou ou não. Nunca mais seremos “esquecidos” e o nosso SACO vai ficar cheio de problemas resolvidos.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 03/10/2011
Código do texto: T3255751
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