CADEIRAS DE BALANÇO.

Cadeiras de balanços.

Como as cadeiras de balanço deixam saudade! A primeira cadeira de balanço que me lembro ficava na sala de minha amiga de infância, Helena. Hoje ela mora no Rio de Janeiro, no bairro de Catete. Quando eu tinha cinco anos e ela seis nós morávamos em Coimbra, pequena cidade de Minas Gerais. Ela morava em frente a minha casa, era só atravessar a estreita rua de terra e estava em sua casa. Naquele tempo as portas de entrada das casas ficavam sempre abertas, nem precisava tocar campainha que também não tinha naquele tempo.Como eu achava gostoso ficar balançando alguns minutos naquela cadeira. Outra cosa que gostava de fazer, na casa da Helena, era comer coquinhos. Sentávamos no quintal e ficávamos quebrando coquinhos com uma pedra. Nós chamávamos essa pedra de pedra de ferro.

Outra cadeira de balanço que eu me balançava ficava na casa de uma netinha de uma amiga de minha mãe. Nesse tempo em que eu freqüentava a casa da amiga de minha mãe para brincar com sua netinha, Ana Maria, eu tinha dez anos de idade. A avó de Ana Maria fazia bonecas com meias para vender. Quando eu ia lá, ela me mostrava às bonecas que ela tinha feito, e eu achava bem bonitas.

Atualmente, eu sento em uma cadeira de balanço, na casa de uma cunhada que mora em santa Catarina. A cadeira de balanço dela fica numa varanda com uma vista muito bonita para montanhas e roças de milho e arroz. Acho que todos os leitores do Recanto já tiveram a felicidade de ficar apreciando uma bela paisagem numa cadeira de balanço e recordando o tempo da infância.