Marcas e Impressões

Ao longo de nossa existência vamos acumulando no coração marcas e impressões de tudo aquilo que vivemos, seja de bom ou de ruim. São essas marcas que quando olhamos para trás nos contam a história de nossa vida, em todos os detalhes e nuances que ela pode ter.

Algumas dessas marcas nos trazem lembranças um tanto quanto tristes e que machucam de certa forma a alma. Doem quando nos recordamos porque elas estão impregnadas em nós, tatuadas em nossos corações de forma a não mais poderem ser retiradas dali. Impressões que nos foram colocadas por situações que vivemos e que ficarão para sempre marcadas em nossas vidas. E não dá para ignorar ou tirar de dentro de nós essas marcas e impressões que a vida vai nos colocando. E também não se pode passar por toda a vida lamentando a existência delas, simplesmente porque existem e não poderão ser removidas. Mas então o que fazer? É simples. Aprender a conviver com elas, e aprender a aprender com elas. Parece até engraçado mas é isso mesmo que devemos procurar fazer: aprender com essas marcas que vão sendo deixadas pela vida dentro de cada um de nós. Se elas nos contam a história de nossa vida, nada melhor que identificar nelas onde erramos, onde não fomos autênticos, e procurar acertar, de forma que outras marcas que nos lembrem tristezas e decepções não venham mais serem aderidas ao nosso interior. Aquele que não aprende com suas impressões interiores acaba apenas lamentando delas e isso não lhe dá nenhum ganho de qualidade de vida. Viver é a arte de aprender. Aprender com erros e acertos. Aprender a valorizar o que foi adquirido de bom e a não permitir que se aconteça novamente o que foi de ruim. Talvez seja para isso que existem essas impressões e marcas em todos nós. Para que nos lembremos sempre daquilo que não deu certo e a partir daí possamos trabalhar para que os erros não sejam mais cometidos. E não se envergonhe das suas marcas e impressões. Melhor ter um coração cheio delas, do que um coração limpo, mas que não tenha vivido.