A CULPA É DA INTERNET...
Por Carlos Sena
Um dia o Ministro da Saúde (Temporão) disse que Sexo é bom pra hipertensão. Em cima disto, recebi um e-mail criativo parodiando isto: “se sexo é o melhor remédio pra hipertensão, PUNHETA é o seu genérico”... Como vemos, a internet dá conta de muita gente boa e criativa, mas infelizmente tudo se perde nos claros e escuros caminhos das redes sociais e outras interfaces da Net. Com isto essas frases, às vezes também textos ótimos, ficam sem identidade como a própria Net. Outras vezes ganham autoria trocada, ou maldosamente atribuída a outrem. Foi o caso de um texto contra a Presidente Dilma que foi atribuído a Marília Gabriela sem que ela o tivesse escrito. Particularmente, já peguei texto meu sendo utilizado com o nome de outra pessoa, mas deixei pra lá. Acho que nós, escriDORES do cotidiano temos pouco a fazer contra isto. Até porque é como se a gente quisesse buscar ética numa rede (NET) em que a falta dela talvez seja a regra. Parece-nos que quem tem formação ética continua com ela e não abre, mas boa parte da geração chamada de “X” já não tem essa mesma construção interior.
A criatividade é rica e nestes tempos de internet a gente até pensa que não há mais o que se inventar. Diante de uma maravilhosa foto, pensamos que pode ser montagem. Diante de um maravilhoso texto, temos medo de dizer o nome do autor porque pode não ser aquele. Diante de uma noticia revolucionária como a cura do câncer, por exemplo, se for pela interne, muitos ficarão na dúvida. Mas esperamos que isto ocorra logo, pois a comunidade científica iria se encarregar melhor de nos dizer a verdade. Concernente a vários tratamentos que a Net divulga como a cura pelo abacate, pela água, pela banana, pelo limão, eu nem leio mais. Práticas de exercícios revolucionários logo são substituídas por outras. Correntes de fé eu nem leio também mais. Talvez seja por isto que tudo na minha vida tenha dado certo: faço todas as correntes às avessas, ou seja, deleto todas. Contudo, tenho correntes particulares que não abro mão: meu trabalho, meus bons amigos, minha família. Fora disto, milagres eu tenho tido sempre: o milagre do respeito, da solidariedade, do amor ao próximo. Só e isto me basta.
Mas a internet tem muita serventia e eu sei que o mundo não vive mais sem ela. Sei, por conseguinte, que ela vive sem o mundo, como sempre viveu. Por isto que ela não pode ser a culpada das mazelas humanas. Não pode levar a culpa dos pais CHIG LINGS que botam filhos no mundo porque sexo é bom e os filhos nasceram como conseqüência do tesão. Não pode levar a culpa dos maus políticos que dizem ser a internet culpada por altos índices de repetência nas escolas fundamentais e médias. Não pode ser culpada por muita coisa que os homens, acostumados a não assumir muita coisa, sempre acham um culpado como “boi de piranha”.
Porque hoje é sábado, soltemos nossos anjos e demônios. Deixemos a "franga solta" tomar todos os buracos da nossa cabeça.