Amigos são para sempre

Hoje, em conversa com minha filha Thaís, falávamos da importância que têm os amigos na vida da gente. Lembramos da eterna frase de Vinícius: "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" Passei a refletir sobre o assunto...

Comecei a imaginar se eu tivesse que acordar todos os dias para trabalhar e ao chegar no meu ambiente de trabalho só tivesse colegas... Diga-se de passagem que, como sou professora, vou a várias escolas semanalmente, e me encontro com várias pessoas. É claro que eu tenho muitos colegas (só colegas) que respeito, mas não os considero amigos. A amizade vai além da solidariedade momentânea de um momento profissional.

A amizade requer aceitar e apesar das diferenças e discordâncias, amar o amigo exatamente como ele é. Mas não é só isso! Posso aceitar a pessoa como ela é, e não me sentir, necessariamente, amigo dela.

Amizade vai além. Quando temos um amigo e o amamos de verdade, não precisamos compartilhar tudo. O amigo também sabe a hora de ir embora, porque, às vezes, queremos ficar sozinhos. Por isso o amigo de verdade sabe a hora de abraçar, a hora de ouvir, a hora de falar, a de calar...

Mas ser amigo não é sinônimo de perfeição. O amigo pode errar com a gente. E se somos amigos também precisamos aprender a arte de perdoar. O perdão nasce do desejo do perdoar. Se somos inflexíveis e não conseguimos perdoar, é porque o que havia era simpatia, empatia, necessidade circunstancial ou qualquer outra coisa que nos leve a pensar que há amizade sincera.

Os amigos são aqueles que ficam nas nossas vidas... para sempre. Pode haver distância porque muitas vezes a vida distancia as pessoas, mas a amizade não se abala. Muitas vezes, só descobrimos um amigo depois de longo tempo de convivência e de ausência. É fácil se sentir amigo de quem está perto; mas experimente sentir a mesma coisa com o que está longe! Esse amor é verdadeiro.

Amigos são para sempre! E sempre enchem nossas vidas de razão para viver. Amar as pessoas é a melhor coisa do mundo!

Barbara Bittencourt
Enviado por Barbara Bittencourt em 30/09/2011
Código do texto: T3250750