Egoísmo
Nunca essa palavra está tão em voga como nos dias corridos e competitivos de hoje e que são estimulados ainda pela exigência das pessoas de ter status, poder e dinheiro. Um triunvirato mortal.
Isso sem falar dos efeitos que o egoísmo traz como a arrogância de pisar em cima geralmente dos mais humildes, a presunção em se achar o mais bonito ou o mais inteligente de todos e a intransigência em aceitar opiniões alheias.
A cada vitória que alcança na vida, mais e mais esse sentimento cresce e a pessoa deixa-a subir a cabeça, esquecendo-se de suas raízes e suas origens.
Por mais incrível que possa parecer, há um paradoxo envolvendo o egoísmo e se manifesta quando uma pessoa ajuda a outra com um sentimento de bondade e onde algumas dessas que são ajudadas se aproveitam disso para enganar ou humilhar aquele que ajudou. Em outras palavras, tratam-na como mero objeto, um brinquedo que possa ser manipulado quantas vezes quiser.
Nesses momentos, a pessoa que foi enganada sente-se na vontade de querer ser cruel e egoísta com esse tipo de gente, porém não consegue isso e acaba sofrendo.
O único jeito de evitar isso é ser feliz no que faz e viver bem consigo mesmo, ajudando os outros quando for necessário e depois de uma análise bem minuciosa sobre cada um deles.
E, parafraseando Renato Russo na sua música de sucesso Será, não deixar esse sentimento destruir nossos corações e nossos sonhos.