ARCO-ÍRIS 

Ao não compreenderem a maravilha que é o Arco-Íris, as civilizações antigas, criavam lendas, mitos, etc. sobre esse espetáculo da natureza.Quando Newton explicou usando um prisma, para refletir a luz e melhor compreensão de sua teoria (embora o arco-íris se forma através da luz solar passando por dentro de uma gota, após a chuva) causou tanto
alvoroço, que o famoso Poeta Ingles, Keats, ficou indignado, por ter uma explicação natural  sobre um fenômeno tão belo e cheio de misticismo. O poeta, em seus versos acusou Newton de ´´destruir a poesia do arco-íris´´.
 
Existem várias lendas de muitas civilizações, todas com a sua forma de entender o arco-íris – foi difícil escolher – decidi-me pela Mitologia Grega.
 
Para os Gregos, Íris é a deusa do arco-íris, ela é descrita como uma figura feminina, alada e muito bonita na maioria das vezes ela aparece vestida com uma longa túnica e suas asas possuem coloração dourada. Seus símbolos são: o arco-íris e um cálice dourado.
 
O arco-íris simboliza a união entre o céu e a terra, na mitologia grega associava-se à Íris, mensageira dos deuses. Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris... A divindade deu origem também ao termo íris, do olho. As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Deusa mensageira, como Hermes, era venerada pelos gregos que acreditavam que Íris tinha como função manter a ligação entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos.
 
Deixando de lado a genialidade de Newton, confesso que gosto de pensar quando vejo um arco-íris, que além de belo, é mágico, misterioso, ele realmente pertence aos Deuses e que as lendas nos fazem sonhar,além do arco-íris.


verdades e mentiras
Enviado por verdades e mentiras em 30/09/2011
Reeditado em 30/09/2011
Código do texto: T3250729
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.