ORAÇÃO: SOFISMO DO HOMEM

ORAÇÃO: SOFISMO DO HOMEM

A religião liga o homem à uma divindade (exclusiva deste homem, pois ninguém consegue adorar igual a ninguém); e via de regra, o lado místico deste homem gira polarizado em volta desta religião. Que pode ser um sistema de doutrinas, crenças e práticas rituais próprias de um grupo social, estabelecido segundo uma determinada concepção de divindade e da sua relação com este homem na fé; e em culto

Esta ligação se faz, principalmente através da oração, quando racionalizada; pois nos casos em que o homem extrapola suas exigências em benesses, não mais se pode dizer que seja oração, mas falácias. Contudo, alguns têm pouca apetência para se abrirem aos domínios infinitos dos mistérios do espírito; é quando o homem pensa que seu Deus é surdo e grita suas berrações sem sentido e/ou sem base consensual. E passa a uma simples recitação de fórmulas.

A oração, que antes era um estado de espírito em que a consciência se elevava para o substrato imaterial do mundo, agora é tão somente uma troca de favores. Onde o homem pede por socorro, ou faz uma queixa, ou ainda propõe se imolar em troca do bem pedido; e DEUS, sabendo perfeitamente das possibilidades do homem, faz silêncio.

Numa concepção maior, a oração leva a crença da existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência; e atua sobre o espírito e sobre o corpo; independente da orientação e/ou interferência de outro homem.

A idéia geral de oração é o isolamento, o retiro, tendo como essência a adoração. Nesta perspectiva, não é uma tarefa de laboratório, com as suas condições pré-estabelecidas; é uma manifestação não intelectual, mas afetiva, que gera uma certeza subjetiva, que conduz a uma ascese que, tal como a exaltação sexual, faz subir a tensão emocional e o estado de emoção; de modo que depende da sua intensidade e freqüência.

A teologia latina considera a religião uma dimensão inconcebível, sob os desígnios de DEUS, porém com limites concedidos às criaturas humanas. Porém se ELE é imanente; o homem é tão somente a semente.

(dezembro/1991)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 30/09/2011
Código do texto: T3249800
Classificação de conteúdo: seguro