ENTRE LEÕES

O leão é o rei da selva, e reina absoluto entre outras feras, mesmo assim, deitado e indolente, à sombra de uma árvore na savana, ele calmamente espera: Espera o momento certo de apanhar a presa, o momento certo de atrair a fêmea, e mesmo, o momento certo de contender com outras feras pelo território de seu poder.

Assim é o leão... Símbolo de força e poder, temido e admirado. Na Bíblia encontramos, como metáfora do ápice dos problemas na vida de um ser humano temente à DEUS, a figura de Daniel na cova dos leões. Estar na cova entre leões é talvez a comparação subjetiva mais forte que se possa fazer ao estado de espírito conturbado, atordoado e triste, sem expectativa, desesperado, depressivo. O simples fato de se estar numa cova denota o caos, porque em tese, quem desce à cova é quem já morreu, e ainda, ter descido à essa cova, entre feras, vai além, é estar morto e perdido (com a possibilidade de virar banquete para as feras).

Porém, Daniel bíblico, estava entre feras e não temia, e não foi abatido por elas, que passeavam como gatinhos mansos a ronronar para seu dono. Isso porque DEUS estava junto com ele, protegendo-o. Assim, digo que nos momentos conturbados da vida, como este que hoje passo, sei que DEUS não irá me impedir de cair na cova (cova esta que eu mesma abri, porque tudo o que fazemos, tem cosequências), mas lá dentro, ELE guardará a minha vida e poderei andar entre as feras de meu cotidiano sem temer e depois, sairei da cova, ilesa, tal qual Daniel saiu. Não é porque eu seja boa pessoa ou digna de sair, mas porque DEUS é amor e cuida de mim.

Pode-se, portanto, aprender com as feras, observando os leões... Sansão, por exemplo, no auge de seu vigor e força física, rasga leões apenas com as mãos ... mas foi uma criatura frágil e aparentemente inofensiva que o apresentou a morte (Dalila). Quando a gente se julga forte, confiando nas próprias forças, até pode rasgar leões... Porém a sutileza enganadora de palavras doces, podem causar muito mais destruição quando o corpo está forte mas o coração carente, fica-se cego, perde-se as forças e a razão; a ilusão do amor, a qual denomino paixão pode ferir e aniquilar muito mais que vários leões... porque os leões você tem certeza que representam perigo e de alguma forma tenta uma defesa, mas a mulher ou o homem enganador, quem o saberá antes de ser enganado?

Não sou Daniel, nem tampouco Sansão,... e também ainda não aprendi a ser fera, mas se tiver de ser, quero o mistério da pantera negra, quero a sensualidade de uma tigresa e quero ser como leoa (se preciso for), a defender aquilo que acredito ser o verdadeiro amor...

Irene Cristina dos Santos Costa – Nina Costa, 30/09/2011

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 30/09/2011
Reeditado em 01/10/2011
Código do texto: T3249274
Classificação de conteúdo: seguro