Cuida bem deste dia
Há uma semana venho tentando escrever sobre a literatura, as emoções que ela nos provoca. A intenção do autor e as interpretações do leitor, muitas vezes surpreendentes. Aprendi que o texto procura pelo bom intérprete, sem ele o que escrevemos morre, não sobrevive.
O especial encontro que a literatura provoca entre as pessoas. Como ela nos atiça, nos provoca, sinto isto de maneira muito evidente.
Os riscos, na vida moderna, de se escrever rapidamente, sem muito tempo para amadurecer as ideias, como se fazia antigamente. Como estou fazendo agora.
Não está sendo fácil escrever sobre um tema tão rico, tão contundente. A procura, nem sempre secreta, pelo outro, que toma mil formas: idealizações, sonhos, compaixão e até amor, mesmo...
E vamos nos deparando com o presente, com o passado e com o futuro.
E acabamos falando de nossas crises existenciais, de nossas mágoas e, sempre, o que é muito bom, de nossas alegrias e da velha e boa esperança. Somos, irremediavelmente, seres muito emocionais...
A literatura não tem soluções, talvez não resolva muita coisa, mas percebo que ela nos mantém vivos, ela nos traz gás, oxigênio e muito mais...
Continuo tentando escrever sobre literatura e hoje apenas falo dessa tentativa. Mas posso desejar a todos, com muita alegria, que se cuidem.
Dada a impossibilidade de apresentar o meu texto, deixo com os amigos e amigas antiga oração escrita originalmente em sânscrito:
Cuida bem deste Dia,
porque é o Dia da própria vida da Vida.
Neste Dia residem todas as Verdades
e as Realidades de tua Existência:
-- a glória da Beleza;
-- o esplendor da Ação;
-- a benção do Crescimento.
Cuida bem deste Dia!
Pois ontem é apenas um Sonho
E Amanhã, apenas uma Visão.
Mas cada Hoje bem vivido
Torna cada Ontem um Sonho de Felicidade
E cada Amanhã uma Visão de Esperança.
Cuida bem, pois, deste Dia.
Esta é a saudação da Aurora.