Anos 60

Voltando a Itabira ( Minas)cidade de homens de ferro, onde nasci e passei toda minha infância, juventude e parte da maior idade, só saindo em 1995 p/o Paraguai ,voltando em 2000, e novamente saindo de mudança para Porto Seguro- BA no qual até hoje resido.

Mas vamos aos anos 60, eu estudava na escola Emilio Pereira de Magalhães e morava no Berra Lobo, foi então que a CVRD( Compania Vale do Rio Doce ) resolve construir o Grupo Escolar Primeiro de Junho, isto trouxe alvoroço para nós meninos dos pés vermelhos que brincávamos na área hoje onde está construído aquele prédio, que no passado era escola, hoje, Secretaria da Saúde do Município(rsrsrsrs),o terreno era pedregoso( conhecido como- Canga)e nós ficávamos matando lagartixa e brincando de pegador.

Foi então que começaram as obras, aqueles grandes compressores de ar, com os seus martelos barulhentos, os famosos Marteletes que durante o dia só se ouvia os martelos rompendo as pedras para acertar o terreno,a Vale do Rio Doce, contratou empresas para fazerem o trabalho, e nós os pequenos do bairro ficávamos dentro da construção observando os homens a todo vapor fazendo acontecer o sonho que todos os pais tinham de ter a escola mais perto .

Lembro que a construção já estava em fase final, e ocorreu a copa do mundo, ouvia os jogos pelo rádio dos homens que trabalhavam na construção, e vibrávamos quando o radialista gritava o gol do Brasil, era festa entre a garotada, e passando alguns meses, foi inaugurada a Escola Primeiro de Junho, sendo sua Diretora D’ Guiomar Durval Rey, foi uma festa bacana, lembro dos amigos que ali começaram as primeiras turmas, pena que hoje se perdeu uma ótima escola, um lindo prédio , e uma grande parte da Educação de nosso município, e isto é ruim para os nossos estudantes, que pena , ninguém fez nada para impedir.

Abraços

Dico fogo
Enviado por Dico fogo em 30/09/2011
Reeditado em 30/09/2011
Código do texto: T3249057