TEMP(l)O DE ILUSÕES

TEMP(l)O DE ILUSÕES

"Herege não é aquele que arde na

fogueira, mas sim aquele que a

acende", - SHAKESPEARE

"Onde quase tudo é mentira, TUDO

passa a ser verdade". - "NATO" AZEVEDO

Houve um tempo na Internet em que todo mundo achava que ficaria rico da noite para o dia... e sem fazer o menor esforço. Dez anos depois, as expectativas mudaram e homes/portais com mais de mil cadastrados (ou quase 3 mil, como o BRASIGO) acabam extintos, sem sabermos sequer os motivos. Mesmo assim, a WEB se mantém como um "templo de ilusões" onde quase todos apostam suas fichas (métodos, argumentos, propostas, etc) visando angariar adeptos e/ou conquistar amigos, vender objetos ou convencer desocupados e ociosos a responder questionários e concursos (pseudo)culturais, em troca de prêmios, cujo RESULTADO nunca se vê, na imensa maioria dos casos.

Em 2010 participei de quase 80 desses concursos... e só vi o nome/cidade dos vencedores (se forem reais tais pessoas) em 4 ou 5. Portais com regulamentos sérios e severos apoderam-se sem o menor constrangimento DE TUDO o que o cadastrado postar. Me espanta a "sinceridade" de tais Regras, me espanta ainda mais que órgãos reguladores ATUANDO DENTRO DA WEB continuem em silêncio com relação a esse estado de coisas. Os tais COPYRIGHTS respeitados "a ferro e fogo" em outras nações, são "estraçalhados" na WEB brasileira exatamente por empresas internacionais localizadas nesses mesmos países. Na terra do pau-brasil e do "cambalacho" até Empresas respeitáveis acabam nadando nesse lodaçal ilegal no qual o Brasil chafurda.

O fato é que quase todos os portais da Internet estão ATROPELANDO os dreitos autorais (principalmente de fotos e imagens/desenhos) de boa parte dos brasileiros que neles se inscrevem sem ler os extensos Regulamentos -- em inglês, é claro -- que trazem até punições, não para os próprios sites/portais, logicamente.

No meu site favorito de músicos & canções ainda se lamenta a derrota -- por menos de 1% dos "votos" -- para um jovem desbocado e arrogante que, se cantou no Rock'n Rio, ninguém sabe, ninguém viu (rimou!). Não sei porque se faz tanto esforço para participar do RR... o evento, desde a estréia (em 1984?) se caracterizou como passarela e vitrine de Bandas de rock internacionais. Qualquer brasileiro que pise por lá (Erasmo Carlos à parte!) passa "em brancas nuvens", seja lá o que fôr que o têrmo antigo signifique. Enfim, que brasileiros se apresentaram no 1º dia, no segundo... alguém sabe?!

Voltemos à Internet, colossal templo de vaidades, hoje com 500 MILHÕES de egomaníacos, somente no FACEBOOK. Tenho 80 ou 120 amigos (?!) lá, dos quais só conheço pessoalmente uns 5 e virtualmente -- a partir de "contatos" e troca de idéias -- outros 10 ou 15. O que motiva uma pessoa a propor amizade (?!) à outra, sem nenhuma explicação objetiva, sem razão clara ou mesmo gostos/anseios semelhantes? Esse ARTIFICIALISMO de sentimentos, de práticas, da "venda" da própria imagem contribui para tornar toda a WEB um "campo de areia movediça", um terreno inconfiável, o que não deveria interessar a ninguém. Ledo engano: empresas, promoções, concursos, perfis, sites de relacionamento, etc... todos parecem inclinados a tornar MAIS FALSO ainda o ambiente da Internet. Porquê? Para quê? Qual é o lucro real dess sandice planejada e, a meu ver, irreversível?

Viltando aos amigos músicos... a dupla teve mais de 140 MIL VOTOS, o adversário vencedor outro tanto. O centenário jornal paulista O ESTADÃO "cacifou" na promoção perto de 300 MIL votantes. É mesmo?! Jornais têm compromisso com a verdade e o ambiente virtual parece ser uma imensa "teia de aranha". Um músico comentou no site que a votação a favor da dupla "subia e descia", sugerindo manipulação da contagem... o fato é que, juntos, os 2 "vencedores" não têm mais que uns DEZ MIL seguidores reais e, numa votação decente (com o uso do CPF) é bem possível que a dupla gangasse o MUSIQUE por larga margem. Mas tudo está contaminado no ambiente cibernético: toda proposta, promoção, concurso exige mais "amigos" (seus) inscritos, mais gente votando, mais votos e "retuítes" -- mesmo falsos e "replicantes", a partir de programas hackeados -- tudo com o propósito de "vender" um SUCESSO que só existe mas estatísticas de cada portal.

Falei em estatísticas?! Esse é outro "campo minado"... tudo leva a crer que até as estatísticas estão sendo manipuladas para dar a alguns sites ou homepages um destaque que não é verdadeiro. O esquisito TWITTER -- cuja utilidade real não consegui vislumbrar até hoje, já que emails/sites fazem a mesma coisa -- vem sendo ludibriado com todo tipo de "armação", para fazê-lo promover portais e homepages com bem menos visitas que as "anotadas" por êle, Meu irmão "linkou" trecho de um modesto blog dele sobre o Morro dos Cabritos, favela carioca de importância mínima a um expressivo site francês.

Tudo leva a crer que quando acessam a outra homepage -- internacional e com um público leitor considerável -- o contador "soma" a visita NOS 2 BLOGS, o que mantém seu postado com 80, 100 ou mais entradas, TODOS OS DIAS.

Templo de ilusões e vaidades, a WEB caminha célere para uma desmoralização que afastará cedo ou tarde quase a metade dos que navegam nela hoje. Como não vivo de sonhos, prefiro a certeza dos meus 1000 e poucos acessos -- boa parte feita por mim mesmo -- do que milhares de leitores fantasmas, qye não deixam uma palavra sequer de comentário, servindo apenas para alimentar vaidades doentias. Como bem o diz um ditado popular, "quem engana os outros, engana primeiro a si mesmo!".

"NATO" AZEVEDO (poeta e escritor)