PESSOAS GRUDENTAS SÃO INSUPORTÁVEIS

Tudo que é demais enjoa, como bem diz o dito popular. Muitas pessoas não percebem que o excesso de “grude” é o que estraga muitos casamentos e amizades.

Para manter um bom relacionamento seja com seu marido ou esposa, chefe, colegas de trabalho, amigos e familiares de um modo geral, é preciso ter dois dispositivos no cérebro, que se chamam respectivamente “DESCONFIOMETRO” e “SETOCOMETRO”. Eles fazem com que você desconfie e se toque quando está enchendo demais o saco das pessoas.

Quando esses dois dispositivos apitam, o melhor a fazer é sair de cena e dar um tempo para o outro respirar. Mas tem gente que parece ser desprovida de tais mecanismos.

Faz um tempo, aconteceu um caso que me deixou muito impressionada, tamanha foi a inconveniência por parte das pessoas envolvidas. Hoje percebo que elas não fizeram por mal, foi por falta de inteligência emocional mesmo.

Eu tinha um contrato temporário com uma instituição “X” e procurava ser cordial com todos os colegas de trabalho, embora nem todos fossem do meu agrado. Havia duas colegas em especial, que eram terrivelmente grudentas, pois como se já não bastasse nos vermos toda a semana, elas ainda se achavam no direito de aporrinhar a paciência dos colegas nos dias de folga, com um sem número de telefonemas e convites para sair. Por mais que tentássemos explicar que tínhamos família e outros amigos para dar atenção, os telefonemas e convites continuavam.

Terminado o contrato, elas queriam manter as “boas relações” de amizade com os ex-colegas, entre eles, eu. Ligavam para mim toda semana fazendo convites para jantar, ir à piscina, enfim. Como eu já conhecia bem as figuras, aceitei uma vez, um único convite por educação e depois disso, passei a dar todo o tipo desculpas esfarrapadas. Certa vez, inventei que ia viajar para um congresso literário e que ia passar algum tempo fora, para ver se me deixavam em paz. Pois elas resolveram que queriam vir até a minha casa, me dar um abraço de boa viagem. Pode uma coisa dessas?

Eu disse que não poderia recebê-las, pois estava cheia de compromissos, mesmo assim os telefonemas continuaram e quando eu não atendia o celular, tentavam o convencional.

Ao perceber que eu não atendia mais telefone nenhum, vieram bater na minha porta, mandei dizer que não estava e elas voltaram a bater no dia seguinte. Enfim, eu já tava com vontade de mandar aquelas duas pra P...

Tanto foi, tanto foi que desistiram e graças a Deus, ao evangelho e a todos os orixás eu consegui me livrar delas. Por favor, não precisa ser nenhum gênio para saber que esse tipo de comportamento só afasta as pessoas. Não é assim que se conquista uma amizade.

Conheço casais que parecem gêmeos siameses, aonde um vai, o outro tem que ir também. Até na hora de cagar tem que levar o outro junto. Desse jeito não tem amor que resista. Depois não entendem porque o casamento acaba.

Enfim, respeitar o tempo e o espaço dos outros é de suma importância para uma boa convivência. Se você quiser ter o respeito e o carinho das pessoas, não as sufoque.

A Alquimista
Enviado por A Alquimista em 26/09/2011
Reeditado em 20/04/2013
Código do texto: T3242879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.