Ser Paciente.

Diz a sabedoria bíblica:”o homem paciente vale mais do que o valente,e o que domina o seu ânimo,mais do que o conquistador de cidades.”(Prov.16,32)

Há quem afirme ser mais fácil reconhecer os defeitos que as virtudes e há quem pense exatamente o contrário.

Para mim um dos grandes desafios enfrentados diariamente é ter paciência e como ensinar aos meus filhos serem pacientes sem serem passivos,em perseverarem no que é bom,e fazerem de modo que o que é bom dure: sem agitação,mas também sem abandonarem o alvo,o objetivo.É sim, Paciência é uma nobre virtude que precisa ser também ensinada.

Quando adolescente ouvia muito minha mãe dizer que a paciência tem propriamente início quando toda a paciência parece já ter acabado.Na época não compreendia o paradoxo contido no conteúdo dessa frase,mas hoje refletindo percebo que nela está o segredo da paciência(a que tantas vezes me falta):se essa for verdadeira,é tendencialmente infinita.É uma virtude exigente e,por isso,deve ser entendida no modo justo, se pretendemos estimulá-la em nossos filhos desde pequenos .Há risco de cair no engano de pensar que esta seja a virtude do sofredor.

Geralmente a paciência é interpretada erroneamente como uma virtude passiva.Aliás,como a passividade propriamente dita.Efetivamente,como virtude parece celebrar seu triunfo quando não há mais espaço para o agir,quando não se possa fazer mais nada,apenas esperar pacificamente.Mas,não é somente isso que significa ser paciente!É muito mais...É a capacidade de resistir,de assumir as próprias convicções,sem ceder,mas também sem atacar!Ter paciência quer dizer ser em grau de absorver os golpes que podem vir da sorte ou do destino(pra quem acredita neles):sem recriminar e também sem desesperar.Requer força interior e disposição pra vencer os próprios medos,as próprias frustações,rendendo-a componente fundamental do próprio caráter.

Desse modo, vai educada e maturada com o tempo.Procuremos não vê-la como virtude para fracos e incapazes.Ser paciente compreende um equilíbrio em si mesmo frente ao imprevisível.Esse equilibrio está dentro de nós e é reforçado nas relações que estabelecemos com os outros .Não fugindo ao confronto de idéias,ao debate de opiniões, mas evitando a imposição prepotente daquilo pelo qual se crê.

Isso nos porta ao que todos nós precisamos e agora mais do que nunca- A Paz!Porque quem é paciente no sentido real da palavra é um operador de paz.Porque demonstra a força da maturidade e do equilíbrio mesmo quando todos parecem ter pedido a paciência que a cada um é concedida.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 26/09/2011
Código do texto: T3241208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.