As voltas que o mundo dá
Quando eu estudava Comunicação, fiquei reprovado uma vez em uma disciplina, e na outra vez, eu tranquei a dita cuja, porque não conseguia entender nada que o professor, doutor em semiótica, muito bom, mas muito exigente, explicava. Só consegui passar na terceira vez, com a mudança para uma professora.
Anos mais tarde, reencontrei aquele professor. Agora trabalha comigo, e trocamos idéias de igual para igual. Muitas vezes ele me pede sugestões e orientações, e algumas vezes deixa o "pepino" de algum texto para eu resolver.
Minha orientadora de mestrado, depois que concluí este curso, sempre pedia que eu e outra professora revisássemos e corrigíssemos as cartas oficiais que ela fazia.
Um dia falei para meus alunos que gostaria muito de vê-los como esses professores me viam agora, podendo contar com eles não mais como alunos, mas como profissionais competentes e meus colaboradores.
Reencontrei, depois de anos, uma ex-aluna, agora mestre em Comunicação, que fora orientanda daquele doutor em semiótica. Excelente redatora e muito inteligente.
Ele foi meu professor, e eu, professor dela. Agora trabalhamos os três juntos, colaborando um com o outro em correções, revisões e pesquisas de textos. Que volta o mundo deu, e que sensação boa de dever cumprido.